Cinema
"Slumdog Millionaire" por António Reis
A magia está de regresso ao Cinema.
Que me perdoe David Fincher e o seu fantástico "Benjamim Button", mas o meu Oscar já está entregue. "Slumdog Millionaire" é um filme arrebatador a todos os níveis, sobretudo argumento, realização, montagem e música. Há filmes assim em que o espectador é agarrado desde as primeiras imagens e abandonado mas feliz no fim, numa vivência maior que a própria vida. "Quem Quer Ser Bilionário" é o exemplo perfeito do sonho indiano, mas podia ser de qualquer outro país, incluindo o nosso. Afinal em todo o mundo a busca da felicidade que o dinheiro concede vale todos os sacrifícios, as humilhações públicas, o desnudar de todas as fraquezas humanas aos olhos de espectadores ávidos de emoções fortes.
A franchise televisiva do concurso Quem Quer Ser Milionário é apenas mais uma prova de que o dinheiro, ou a expectativa de o ter, pode comprar tudo, até o respeito por nós próprios. E que todos somos terceiro-mundistas, mesmo que com a intermediação televisiva. Enquanto passam as perguntas do concurso, o espectador assiste ao calvário de Jamal a caminho da glória dos vinte milhões de rupias, por onde perpassam as recordações de uma vida. Desde a infância nas lixeiras onde os slumdog buscam a sobrevivência até à pergunta final de qual é o terceiro mosqueteiro, são duas horas arrebatadoras onde confluem com uma mestria inigualável o registo documental, o policial, alguma comédia (o guia em Taj Mahal) e o melodrama romântico com um apoteótico final no melhor estilo de Bollywood.
A verdade é que o concurso Quem Quer Ser Milionário é um êxito estrondoso na Índia prendendo a atenção de milhões de espectadores. O filme copia o real, mas dá-lhe uma dimensão humana de tal veracidade que nem parece ficcionado. Se se acrescentar à história a ascensão social de um menino da rua a quem a televisão oferece o Hall of Fame e uma contundente crítica social de uma Índia industrializada que se julga ser o centro do mundo, compreende-se que "Slumdog Millionaire" não é apenas uma história. É uma confluência de referências políticas, económicas e sociológicas que permitem múltiplas leituras e daí deriva a relevância do filme.
Que dizer pois de um filme a que nos rendemos absolutamente? Que é perfeito, uma obra-prima e as dez nomeações para os Oscares apenas confirmam que às vezes Hollywood acerta. Os quatro Globos de Ouro provam que a crítica especializada reconhece os méritos do filme como o melhor que 2008 nos trouxe.
Os Globos premiaram o argumento baseado numa novela de Vikas Swarup, que tem o sabor autêntico da realidade indiana, e se tivessem a categoria da montagem, "Slumdog" vencesse mais uma estatueta. Porque a qualidade e o ritmo da montagem paralela permitem um crescendo de suspense e um contraste de dois mundos que reflectem a Índia no seu melhor e no seu pior. A oposição entre o estatismo da imagem televisiva do concurso com a sua tensão muito controlada e a dinâmica das memórias da vida de Jamal, constitui um dos elementos mais marcantes do estilo visual de Slumdog. Danny Boyle parece regressar aos tempos de "Trainspotting", mas enquanto aqui filmava a sua cidade natal, em "Slumdog" revela-nos um mundo que ele próprio está a aprender a conhecer. Um pouco como um inglês que regressa à ex-jóia da Coroa, com nostalgia e encanto. A música num estilo Bollywood-pop contagia o filme e os espectadores com uma sonoridade étnica inconfundível.
Por fim uma referência aos actores, os personagens Jamal e Latika, o par romântico do filme que resiste à tentação lamechas dos convencionais melodramas. Ela é Freida Pinto, modelo que tem aqui a sua estreia em cinema. Felizmente que foi recusada em todos os outros papéis por ser demasiado magra para os padrões indianos de beleza. Como diz Danny Boyle a sua descoberta foi equivalente à de Kelly Macdonald para "Trainspotting". Ele enquanto personagem adulta foi escolhido "por catálogo" quando participava na série “Skins”. Mas seria injusto não valorizar o extraordinário desempenho do personagem em criança. Pequenos grandes actores às portas de uma grande carreira.
Ver este filme foi uma experiência tão gratificante que me atrevo a dizer que não é apenas o melhor de 2008, mas que merece um lugar de destaque na História do Cinema.
: "Slumdog Millionaire" (EUA,Reino Unido, 2008) Realização: Danny Boyle, Loveleen Tandan Argumento: Simon Beaufoy (baseado no livro de Vikas Swarup) Intérpretes: Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto Fotografia: Anthony Dod Mantle Música: A.R. Rahman Género: Crime,Drama,Romance Duração: 120 min. Sítio Oficial: http://www.slumdogmillionairemovie.co.uk/ |
loading...
-
Crítica - Slumdog Millionaire (2008)
Realizado por Danny Boyle Com Dev Patel, Saurabh Shukla, Anil Kapoor Não costumo falar de filmes que acho maus, daqueles filmes que são tão maus que até dão a volta ao estômago (por falar nisso lembrei-me de que este sábado estive de tarde a ver...
-
Óscares 2009 - Vencedores
Não houve grandes surpresas no ano em que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tentou alterar de forma revolucionária o formato da cerimónia, beneficiando o espectáculo e a magia do evento. Optando por um estilo mais musical, em detrimento...
-
Previsões Para Os Óscares 2009 - 3º Parte
É já no dia 22 de Fevereiro que os principais prémios do cinema serão entregues no Kodak Theater em Los Angeles. Antevendo essa cerimónia que será comandada pelo actor Hugh Jackman, irei apresentar as minhas opiniões sobre os nomeados aos Óscares...
-
Seção Cinema // Crítica Quem Quer Ser Um Milionário?
Lua de Cristal Quem Quer Ser Um Milionário? // Slumdog Millionaire Nota: 8,5 Eu sempre gostei do trabalho do diretor Danny Boyle. Ele fez filmes que adoro, como Extermínio, Trainspotting e Por Uma Vida Menos Ordinária. A Praia é uma idéia interessante,...
-
Nomeados Para Os Oscares 2009
Actor Principal Richard Jenkins por The Visitor" Frank Langella por "Frost/Nixon" Sean Penn por "Milk" Brad Pitt por "The Curious Case of Benjamin Button" Mickey Rourke por "The Wrestler" Actor Secundário Josh Brolin por "Milk" Robert Downey Jr. por...
Cinema