Art Palácio será restaurado conforme as especificações do projeto original de Rino Levi
Cinema

Art Palácio será restaurado conforme as especificações do projeto original de Rino Levi


Por Antonio Ricardo Soriano

O arquiteto Paulo Bruna, ex-assistente do arquiteto Rino Levi, é o responsável pelo restauro do cine Art Palácio, inaugurado em 13/11/1936, como Ufa Palacio. Paulo Bruna foi contratado pela Secretaria Municipal de Cultura e, para o restauro, conta com a ajuda de centenas de fotos de Rino Levi, que registram todas as fases da construção do cinema, além do projeto original.

1936

1936






































"Arrancaram, destruíram, mas é perfeitamente possível refazer. Eram coisas em estuque (argamassa resultante da adição de gesso, água e cal), não em gesso. Como foi uma das primeiras obras de prestígio do Dr. Rino, ele documentou com grande requinte de detalhes todas as etapas", diz Paulo Bruna.

A ideia de utilização do espaço é de uma casa de espetáculos musicais, mas acredito que será um espaço amplamente cultural, incluindo exibições cinematográficas. Assim espero! O espaço foi originalmente criado (em detalhes!) para isso.
Para mais informações sobre o projeto, leia o artigo ?Cinemas fora da casca?, de Jotabê Medeiros.


1957

















Breve histórico do cine Art Palácio:

Endereço: Av. São João, 407 e 419 - Centro

A partir de 25/12/1939, passou a se chamar Art (Ufa) Palacio. Depois, em 01/01/1940Art-Palácio (com administração da Cia. Cinematográfica Serrador). A partir de 23/01/1971, o Art-Palácio foi dividido em duas salas: Sala São João, com 1860 lugares e Sala São Paulo, com 1279 lugares. Em 11/01/1987, passou a ser administrado pelo Grupo Alvorada.

Na inauguração foi exibido o filme alemão "Boccaccio" (1936), de Herbert Maisch.

Foi o primeiro cinema em São Paulo a ser concebido dentro dos princípios racionalistas da arquitetura moderna. Foi projetado em 1936, pelo arquiteto Rino Levi, para a que era, então, a mais importante artéria da cidade: a Avenida São João. A lotação total da sala, incluindo o balcão, era de 3119 lugares (plateia: 1860 lugares - balcão: 1279 lugares). Por aí se pode ter uma ideia das dificuldades de solução dos problemas de excesso de público, visibilidade e acústica. A utilização do método gráfico para estudo dos problemas de acústica e seu emprego na arquitetura de auditórios e salas de espetáculos eram então desconhecidos no Brasil, ficando o projeto famoso justamente por isso. O cuidado com que todos esses itens foram examinados resultou no perfeito funcionamento, desta que foi uma grande casa de espetáculos. Constituiu-se em um marco deste tipo de edificações e referência na construção de outras salas de cinema que vieram após sua inauguração.

Localizava-se em um prédio pertencente à Rafaela Pocci Medici. O nome UFA se deu porque, inicialmente, o cinema exibia filmes da produtora alemã UFA. Em novembro de 1939, o cinema muda o nome para Art-Palácio, inspirando-se em outra distribuidora europeia, a Art-Filmes.

Nos anos de 1950 e 1960, o Art-Palácio especializou-se em filmes populares (faroeste e capa e espada). Quando surge o neorrealismo, porém, é o cinema escolhido para lançar "Stromboli", de Rosselini, acolhendo um público diferente do que enchia suas filas, para ver, por exemplo, as chanchadas da Atlântida. Mais tarde, o Art-Palácio tornou-se o lançador dos filmes de Mazzaropi, sempre no dia 25 de janeiro (aniversário de São Paulo).

A decadência do Circuito Serrador ocorreu na década de 1970, motivada especialmente pela queda de público nas salas de cinema do centro. Nesse mesmo período, o Art-Palácio foi dividido em duas salas. Mesmo divididas, a frequência de público continuou em declínio e, a partir da década de 1980, a programação do cinema mudou definitivamente para filmes pornográficos. Desde então, o cinema vinha exibindo este tipo de produção, até o seu fechamento em julho de 2012, depois de um longo processo de desapropriação do prédio pela Prefeitura do Município de São Paulo.

Em 19/11/2013, o Art Palácio (mesmo sem nenhuma reforma) recebeu o Festival Screen, com a obra ?Staging Silence 2?, do artista belga Hans Op de Beeck (antecipando o lançamento oficial da edição brasileira deste famoso festival espanhol a ser realizado em 2014). (Fotos) (Mais informações)

1936
1936
1936
1936
2012



loading...

- Paissandú, Um Cinema Que Merece Ser Restaurado
O cinema localizado no Largo do Paissandú, 60 (Centro) foi inaugurado em 19/12/1957. Em seu grande hall de entrada havia um painel, em afresco, com 15 metros de extensão, representando danças típicas nacionais, como "Bumba meu Boi", "Candomblé"...

- Rino Levi: O Arquiteto Dos Cinemas Gigantes
Rino Levi nasceu em 1901, em São Paulo. Faleceu em 1965. Estudou em Milão e roma, onde se formou em 1926 na Real Escola Superior de Arquitetura de Roma. ?Rino Levi teve uma destacada importância na implantação do movimento...

- Espetáculo Na Plateia
Por Pedro Cavalcanti e Luciano Delion Para as gerações criadas com televisão na sala é difícil imaginar o que já foi a aventura de uma ida ao cinema no centro da cidade. Sobretudo a partir dos anos vinte, quando do tão sonhado ?casamento...

- O Cine Ipiranga é Tombado Pelo Patrimônio Histórico
Local foi fundado em 1943 e viveu o auge dos cinemas de rua em São Paulo O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) tombou o espaço interno do tradicional cine Ipiranga, localizado...

- Os Grandes Cinemas Projetados Pelo Arquiteto Rino Levi
Cine Ufa-Palácio Endereço: Av. São João, 407 e 419 - Centro Primeiro de uma série de cinemas projetados por Levi. A lotação total da sala, incluindo o balcão, era de 3119 lugares. Por aí se pode ter uma idéia das dificuldades de solução...



Cinema








.