Cinema
Cinema é arte
O cinema pode ser a sétima arte, mas apenas cronologicamente. Em Itália uma comissão criada para o efeito divulgou uma lista de cento e um filmes a classificar como bens culturais. À semelhança de qualquer monumento tradicional irão ser restaurados, protegidos e divulgados. Como a comissão é profissional (criada durante o Festival de Veneza) a tabela tem filmes realmente de luxo e que ilustram o que de melhor se fez nos anos dourados do cinema italiano (1942-78).
A lista é bem variada, mas os grandes realizadores dominam em número. Ironicamente Fellini está muito perto do seu célebre número "8 1/2" pois tem sete filmes e meio ("Luci del Varietà" foi realizado em parceria com Alberto Lattuada). Visconti com seis é segundo e Vittorio di Sica, Francesco Rosi e Mario Monicelli com 5 cada completam o pódio.
Esta é a lista, ordenada por realizador cronologicamente
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Cronaca di un amore"(Antonioni, 1980)
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Il grido"(Antonioni, 1957)
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L’eclisse"(Antonioni, 1962)
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I pugni in tasca"(Bellocchio, 1965)
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La Cina è vicina"(Bellocchio, 1967)
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Nel nome del padre"(Bellocchio, 1972)
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Il conformista"(Bertolucci, 1970)
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Novecento"(Bertolucci, 1976)
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Quattro passi tra le nuvole"(Blasetti, 1942)
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Prima comunione"(Blasetti, 1950)
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Arrangiatevi!"(Bolognini, 1959)
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Il bell’Antonio"(Bolognini, 1960)
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La città dolente"(Bonnard, 1949)
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Chi lavora è perduto"(Brass, 1963)
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Pane e cioccolata"(Brusati, 1974)
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Leoni al sole"(Caprioli, 1961)
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Due soldi di speranza"(Castellani, 1951)
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Pane amore e fantasia"(Comencini, 1953)
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Tutti a casa"(Comencini, 1960)
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Lo scopone scientifico"(Comencini, 1972)
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Una donna libera"(Cottafavi, 1954)
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Napoletani a Milano"(De Filippo, 1953)
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Riso amaro"(De Santis, 1949)
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Diario di un maestro"(De Seta, 1972)
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I documentari di De Seta"(De Seta, 1954-59)
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Sciuscià"(De Sica, 1946)
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Ladri di biciclette"(De Sica, 1948)
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Miracolo a Milano"(De Sica, 1951)
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Umberto D"(De Sica, 1952)
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L'oro di Napoli"(De Sica, 1954)
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Don Camillo"(Duvivier, 1952)
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Domenica d'agosto"(Emmer, 1950)
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La famiglia Passaguai"(Fabrizi, 1951)
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Lo sceicco bianco"(Fellini, 1952)
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I vitelloni"(Fellini, 1953)
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La strada"(Fellini, 1954)
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Le notti di Cabiria"(Fellini, 1957)
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La dolce vita"(Fellini, 1960)
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Otto e mezzo"(Fellini, 1963)
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Amarcord"(Fellini, 1974)
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La donna scimmia"(Ferreri, 1963)
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Dillinger è morto"(Ferreri, 1968)
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L'udienza"(Ferreri, 1971)
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Cielo sulla palude"(Genina, 1949)
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Il cammino della speranza"(Germi, 1950)
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Divorzio all’italiana"(Germi, 1961)
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Signore e signori"(Germi, 1966)
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Carosello napoletano"(Giannini, 1953)
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Febbre di vivere"(Gora, 1953)
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Mafioso"(Lattuada, 1962)
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La spiaggia"(Lattuada, 1953)
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Luci del varietà"(Lattuada e Fellini, 1950)
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La vita agra"(Lizzani, 1964)
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Banditi a Milano"(Lizzani, 1968)
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Gli sbandati"(Maselli, 1955)
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Catene"(Matarazzo, 1949)
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Guardie e ladri"(Monicelli, 1951)
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Un eroe dei nostri tempi"(Monicelli, 1955)
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I soliti ignoti"(Monicelli, 1958)
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La grande guerra"(Monicelli, 1959)
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Un borghese piccolo piccolo"(Monicelli, 1977)
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Il posto"(Olmi, 1961)
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L’albero degli zoccoli"(Olmi, 1978)
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Accattone"(Pasolini, 1961)
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Comizi d’amore"(Pasolini, 1965)
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Uccellacci e uccellini"(Pasolini, 1966)
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Indagine su un cittadino"(Petri, 1970)
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Il sole negli occhi"(Pietrangeli, 1953)
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Io la conoscevo bene"(Pietrangeli, 1965)
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La battaglia di Algeri"(Pontecorvo, 1966)
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Poveri ma belli"(Risi, 1956)
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Una vita difficile"(Risi, 1961)
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Il sorpasso"(Risi, 1962)
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I mostri"(Risi, 1963)
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I magliari"(Rosi, 1959)
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Salvatore Giuliano"(Rosi, 1962)
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Le mani sulla città"(Rosi, 1963)
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Il caso Mattei"(Rosi, 1972)
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Cadaveri eccellenti"(Rosi, 1976)
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Roma città aperta"(Rossellini, 1945)
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Paisà"(Rossellini, 1946)
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Stromboli"(Rossellini, 1949)
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Europa 51"(Rossellini, 1952)
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Fantozzi"(Salce, 1975)
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C’eravamo tanto amati"(Scola, 1974)
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Una giornata particolare"(Scola, 1977, foto sopra)
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La provinciale"(Soldati, 1953)
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Totò a colori"(Steno, 1952)
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Un americano a Roma"(Steno, 1954)
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Padre padrone"(Taviani, 1977)
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La lunga notte del 1943"(Vancini, 1960)
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Ossessione"(Visconti, 1943)
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La terra trema"(Visconti, 1948)
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Bellissima"(Visconti, 1951)
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Senso"(Visconti, 1954)
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Rocco e i suoi fratelli"(Visconti, 1960)
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Il Gattopardo"(Visconti, 1963, foto sopra)
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L’onorevole Angelina"(Zampa, 1947)
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L’arte di arrangiarsi"(Zampa, 1954)
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Il medico della mutua"(Zampa, 1968)
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La ragazza con la valigia"(Zurlini, 1960)
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