Cinema
Cinema NOIR no Instituto Moreira Salles
INSTITUTO MOREIRA SALLES PROMOVE A MOSTRA FILME NOIRO Instituto Moreira Salles exibe de
03 a 23 de setembro mais de 30 títulos que levam a etiqueta filme noir. A mostra inclui clássicos desde os primórdios do gênero como Relíquia macabra, de John Huston e Laura, de Otto Preminger, até o contemporâneo O homem que não estava lá, de Joel e Ethan Coen. Além disso, o IMS realiza
um curso sobre ?filme noir? com Rafael de Luna Freire.O termo filme noir foi criado por críticos franceses em 1946, e referia-se inicialmente a um conjunto de filmes criminais sombrios realizados em Hollywood desde o início da década de 1940, e lançados em Paris logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Somente a partir dos anos 1960 e 1970 a expressão foi incorporada pelos críticos norte-americanos.
O filme noir tem sua origem nas novelas policiais americanas, com seus detetives particulares e damas fatais, criadas por Dashiell Hammett, Raymond Chandler, James de M. Cain, entre outros. Além disso, o noir também teve influência do expressionismo alemão já que vários cineastas expatriados europeus se enveredaram pelo gênero: Fritz Lang, que na mostra está representado pelos filmes Vive-se uma só vez e Fúria, e Billy Wilder, que tem dois filmes na programação: Pacto de Sangue e Crepúsculo dos Deuses.
O noir desperta mais interesse pelo modo sombrio em que as histórias são contadas, do que pelo enredo. Seu estilo é particular, marcado pelo jogo de luz e sombras, claro e escuro. A narrativa também tem características específicas como o uso de flashbacks e a narração por uma voz em primeira pessoa. Crepúsculo dos deuses, por exemplo, leva às últimas consequências a estratégia da instabilidade e da perturbação associadas à voz de um narrador único.
Outros destaques da mostra: O grande golpe (1956), de Stanley Kubrick, A marca da maldade (1958), de Orson Welles e Pacto sinistro (1951), de Alfred Hitchcock (1951). O cinema nacional está representado por dois longas na programação: Achados e perdidos, de José Joffily, e O invasor, de Beto Brant.
Paralelo à mostra, o Instituto Moreira Salles realiza o curso sobre Filme Noir, com o professor e pesquisador Rafael de Luna Freire. São quatro aulas, de 9 a 21 de setembro, às terças e quintas, sempre às 20h. As inscrições dão direito a um passaporte para assistir 6 filmes da programação da mostra.
O ENCONTRO SOBRE CINEMA NOIR, que aconteceu no CCBB RJ, teve o palestrante
SÉRGIO BATISTA.
LEIA A MATÉRIA (AULA) --> AQUIPROGRAMAÇÃO DA MOSTRASexta 314h00: Amar foi minha ruína (Leave her to Heaven)de John M. Stahl (EUA 1946, 110?)
16h00: O condenado (Odd Man Out)de Carol Reed (EUA, 1947. 111?)
18h00: Relíquia macabra (The Maltese Falcon)de John Huston (EUA, 1941. 100?)
20h00: O homem que não estava lá (The Man Who Wasn?t there)de Joel e Ethan Coen (EUA, 2001. 116?)
Sábado 414h00: Assassinos (The Killers)de Robert Siodmak (EUA, 1946. 102?)
16h00: O segredo das jóias (Asphalt Jungle)de John Huston (EUA, 1950. 112?)
18h00: Fuga do passado (Out of the Past)de Jacques Tourneur (EUA, 1947. 97?)
20h00: Curva do destino (Detour)de Edgar G. Ulmer (EUA, 1945. 67?)
Domingo 514h00 : Pacto sinistro (Strangers on a Train)de Alfred Hitchcock (EUA, 1951. 101?)
16h00 : Chaga de fogo (Detective Story)de William Wyler (EUA, 1951. 103?)
18h00 : Pacto de sangue (Double Indemnity)de Billy Wilder (EUA, 1944. 108?)
20h00 : Laura (Laura)de Otto Preminger (EUA, 1944. 87?)
Terça 714h00 : Crepúsculo dos deuses (Sunset Boulevard)de Billy Wilder (EUA, 1950.110?)
16h00 : Pânico nas ruas (Panic in the streets)de Elia Kazan (EUA, 1950. 96?)
18h00 : Amar foi minha ruína (Leave her to Heaven)de John M. Stahl (EUA, 1946, 110?)
20h00 : Achados e perdidos de José Joffily (Brasil, 2005. 92?)
Quarta 815h00 : Vive-se uma só vez (You Only Live Once)de Fritz Lang (EUA, 1937. 86?)
Quinta 914h00 : Laura (Laura)de Otto Preminger (EUA, 1944. 87?)
16h00 : Scarface, a vergonha de uma nação(Scarface) de Howard Hawks (EUA, 1932. 93?)
18h00 : Fúria (Fury)de Fritz Lang ( EUA, 1936. 92?)
20h00 : Os precursores do Noir.
Primeira de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.Sexta 1014h00 : Fuga do passado (Out of the Past)de Jacques Tourneur (EUA. 1947. 97?)
16h00 : Vive-se uma só vez (You Only Live Once)de Fritz Lang (EUA, 1937. 86?)
18h00 : Chaga de fogo (Detective Story)de William Wyler (EUA, 1951. 103?)
20h00 : Fúria (Fury)de Fritz Lang (EUA, 1936. 92?)
Sábado 1114h00 : Império do crime (The Big Combo)de Joseph Lewis (EUA, 1955. 84?)
16h00 : A sombra da forca (Time without a Pity)de Joseph Losey (EUA, 1957. 85?)
18h00 : Ascensor para o cadafalso(Ascenseur pour l? échafaud)de Louis Malle (França, 1958, 88?)
20h00 : Almas perversas (Scarlet Street)de Fritz Lang (EUA, 1945. 103?)
Domingo 1214h00 : Ascensor para o cadafalso(Ascenseur pour l? échafaud)de Louis Malle (França, 1958, 88?)
16h00 : O homem que não estava lá(The Man Who Wasn?t there)de Joel e Ethan Coen (EUA, 2001. 116?)
18h00 : Punhos de campeão (The Set Up)de Robert Wise (EUA, 1949. 72?)
20h00 : Fuga do passado (Out of the Past)de Jacques Tourneur (EUA. 1947. 97?)
Terça 1414h00 : Pacto de sangue (Double Indemnity)de Billy Wilder (EUA, 1944. 108?)
16h00 : O segredo das jóias (Asphalt Jungle)de John Huston (EUA, 1950. 112?)
18h00 : Relíquia macabra (The Maltese Falcon)de John Huston (EUA, 1941. 100?)
20h00 : O Filme Noir por excelência.
Segunda de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.Quarta 1514h00 : O condenado (Odd Man Out)de Carol Reed (EUA, 1947. 111?)
16h00 : Império do crime (The Big Combo)de Joseph Lewis (EUA, 1955. 84?)
18h00 : Ascensor para o cadafalso(Ascenseur pour l? échafaud)de Louis Malle (França, 1958. 88?)
20h00 : O invasor de Beto Brant (Brasil, 2002. 97?)
Quinta 1614h00 : Scarface, a vergonha de uma nação(Scarface) de Howard Hawks (EUA, 1932. 93?)
16h00 : A dama de Shanghai(The Lady from Shanghai)de Orson Welles (EUA, 1947. 87?)
18h00 : O grande golpe (The Killing)de Stanley Kubrick (EUA, 1956. 85?)
20h00 : Desdobramentos do Noir.
Terceira de uma série de quatro palestras com Rafael de Luna Freire.Sexta 1714h00 : Motorista de táxi (Taxi driver)de Martin Scorsese (EUA, 1976. 113?)
16h00 : Pacto sinistro (Strangers on a Train)de Alfred Hitchcock (EUA, 1951. 101?)
18h00 : Cidade nua (Naked City)de Jules Dassin (EUA, 1948. 117?)
20h00 : A marca da maldade (Touch of Evil)de Orson Welles (EUA, 1958. 112?).
Cópia com legendas em espanhol
Sábado 1814h00 : O grande golpe (The Killing)de Stanley Kubrick (EUA, 1956. 85?)
16h00 : Pânico nas ruas (Panic in the streets)de Elia Kazan (EUA, 1950. 96?)
18h00 : Almas perversas (Scarlet Street)de Fritz Lang (EUA, 1945. 103?)
20h00 : Crepúsculo dos deuses (Sunset Boulevard)de Billy Wilder (EUA, 1950.110?)
Domingo 1914h00 : A sombra da forca (Time without a Pity)de Joseph Losey (EUA, 1957. 85?)
16h00 : Assassinos (The Killers)de Robert Siodmak (EUA, 1946. 102?)
18h00 : A dama de Shanghai(The Lady from Shanghai)de Orson Welles (EUA, 1947. 87?)
20h00 : O fugitivo(I?m a Fugitive from a Chain Gang)de Melvin Le Roy (EUA, 1932. 93?)
Terça 2116h00 : Punhos de campeão (The Set Up)de Robert Wise (EUA, 1949. 72?)
17h30 : Los Angeles, cidade proibida(L.A. Confidential)de Curtis Hanson (EUA, 1997. 138?)
20h00 : A herança do Filme Noir.
Quarta e última de uma série de palestras com Rafael de Luna Freire.Quarta 2215h00 : Curva do destino (Detour)de Edgar G. Ulmer (EUA, 1945. 67?)
16h00 : Cidade nua (Naked City)de Jules Dassin (EUA,1948. 117?)
Quinta 2315h00 : Los Angeles, cidade proibida(L.A. Confidential)de Curtis Hanson (EUA, 1997. 138?)
18h00 : O fugitivo (I?m a Fugitive from a Chain Gang)de Melvin Le Roy (EUA, 1932. 93?)
20h00 : A marca da maldade (Touch of Evil)de Orson Welles (EUA, 1958. 112?).
Cópia com legendas em espanhol
loading...
-
Rápidas E Rasteiras - Melhores Diretores Indicam Os Melhores Filmes
A revista Sight & Sound a cada dez anos, desde 1952, divulga sua lista de melhores filmes de todos os tempos. Além da lista da revista, há a lista dos diretores e abaixo você poderá conferir o que os melhores diretores de todos os tempos consideram...
-
Mostra De Cinema: Sonoridade Cinema
De 06 a 15 de novembro acontece na Caixa Cultural Rio a mostra Sonoridade Cinema. O evento tem o objetivo de discutir o papel do som para a construção da linguagem cinematográfica. Ao todo serão 17 filmes, curtas e longas, nacionais e internacionais...
-
Retrospectiva: Lars Von Trier [instituto Moreira Salles Rj]
O GÊNIO DO ESCÂNDALO De 11 a 25 de novembro. O Instituto Moreira Salles exibirá a obra do cineasta dinamarquês, além de documentários sobre seus filmes e uma série de TV. A mostra exibirá doze filmes do diretor, um filme realizado a partir de...
-
Mostra: O Som Do Silêncio Ims Rj
O Som do Silêncio entra em cartaz em maio no Instituto Moreira Salles De 20 a 26 de maio, o Instituto Moreira Salles realiza a mostra O Som do Silêncio em que exibirá 15 clássicos, de cineastas como Sergei Eisenstein, Fritz Lang e Charles Chaplin....
-
Os Maiores Realizadores De Sempre
O júri Cinebulição também deliberou sobre os maiores realizadores de sempre. A lista é dominada pelos americanos com 25 cineastas, secundados por franceses (8) e italianos (7) e depois por ingleses, alemães e russos com 4 cada. O mundo lusófono...
Cinema