Crítica ? Jeune & Jolie (2013)
Cinema

Crítica ? Jeune & Jolie (2013)


Realizado por François Ozon 
Com Marine Vacth, Géraldine Pailhas, Frédéric Pierrot 

Temos assistido nos últimos anos ao  interesse crescente do cinema europeu pela adolescência  e, em particular, pela formação da identidade emocional e sexual nessa fase da vida. Lembro-me, neste contexto, de  filmes muito recentes como "Io e te" (Bernardo Bertolucci, 2012), "La vie d'Adèle - Chapitres 1 et 2" (Abdellatif Kechiche, 2013), ou mesmo "Dans la maison"  (2012) do próprio Ozon.
"Jeune & Jolie" gira em torno, como o próprio título faz perceber, da beleza arrebatadora ainda que ingénua de Isabelle/Léa (Marine Vacth, que aqui consegue conferir à personagem uma frieza dorida  assustadora). São aqui analisadas sem ser resolvidas uma série de questões como as relações conflituosas com a mãe e acima de tudo com o pai ausente, a cumplicidade não controlada com o irmão mais novo,  a iniciação sexual e, em última análise, a  grande dificuldade de crescer na civilização ocidental num mundo que é desconhecido dos pais e onde os jovens se podem desviar de um processo saudável de desenvolvimento com facilidade. Mas o filme vai mais longe, e aí  reside, a meu ver, o seu grande trunfo, ao levar o espectador a reflectir sobre a autenticidade dos seus princípios morais e, em particular, da sua moral sexual.


A câmara de Pascal Marti está literalmente apaixonada por Marine Vacth que consegue, quase sem mover um músculo, despertar em todos os que a observam um desejo de posse que raia a perversão. Nada no filme é, de resto, afirmado de forma peremptória, mesmo as mais claras cenas sexuais são sempre de grande ambiguidade quanto às reais motivações dos seus intervenientes. Essa ambiguidade que perpassa a obra é desenvolvida também em personagens secundárias como a do padrasto sem grande capacidade de acção (Frédéric Pierrot) ou a da mal (ou bem) amada viúva Alice (Charlotte Rampling) e tem o seu apogeu no final em aberto, que nos faz pensar muito seriamente sobre o modo como preparamos os nossos filhos, ou pior ainda, o modo como condenamos ou aprovamos comportamentos normalmente tidos como «desviantes».
Esta profunda análise do indivíduo dentro da sociedade, e do modo como está condicionado por esta na sua apreciação, desenvolve-se num ambiente  burguês e aparentemente seguro, contudo todos os perigos e desvios estão lá, como o estão nas nossas vidas, mesmo que nos seja, muitas vezes, mais confortável ignorá-los. O filme foi nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2013 e ganhou o primeiro prémio do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián desse mesmo ano.

Classificação - 4 Estrelas em 5



loading...

- Crítica ? O País Das Maravilhas [le Meraviglie] (2014)
Realizado por Alice RohrwacherCom Maria Alexandra Lungu, Alba Rohrwacher, Monica Bellucci   Grande Prémio do Júri da última edição do Festival de Cannes e nomeado para a Palma d?Ouro do mesmo evento, Le meraviglie de Alice Rohrwacher...

- Pérolas Indie - The Abandoned (2006)
Realizado por Nacho Cerdà Com Anastasia Hille, Karel Roden, Valentin Ganev Género - Terror  Sinopse ? Marie (Anastacia Hille) regressa à sua terra natal na Rússia, onde o cadáver da sua mãe foi descoberto em circunstâncias bizarras....

- Moebius, De Kim Ki-duk, Competirá Pelo Leão De Ouro No Festival De Veneza 2013
Depois de ter vencido o ano passado com "Pietá", o cineasta sul-coreano Kim Ki-Duk voltará a competir pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza 2013. O seu mais recente filme, "Moebius", é o primeiro título revelado a ser adicionado à competição...

- Conheça Os Vencedores Do Festival De Cannes 2013
Chega ao fim mais uma edição do tão aclamado Festival de Cannes. Foi anunciado neste domingo, dia 26, os vencedores da 66ª edição do Festival, que teve seu júri presidido pelo diretor Steven Spielberg. A Palma de Ouro, principal prêmio da...

- Drops Do Vertentes: Os Melhores Filmes Do Ano
TOP 10 ++ * MEIA NOITE EM PARIS  * INQUIETOS    * TUDO PELO PODER  * MELANCOLIA   * MEDIANEIRAS  * O PALHAÇO   * MÃE E FILHA  * AMANHÃ NUNCA MAIS * TRANSEUNTE ...



Cinema








.