Crítica - Kick-Ass (2010)
Cinema

Crítica - Kick-Ass (2010)



Realizado por Matthew Vaughn
Com Nicolas Cage, Mark Strong, Chloe Moretz, Aaron Johnson

O surpreendente e revitalizante ?Kick-Ass? é indiscutivelmente uma das maiores surpresas qualitativas do primeiro semestre desta temporada cinematográfica. ?Kick-Ass? é uma excelente aventura heróica que conseguiu revitalizar uma conhecida temática que tem sido exaustivamente explorada por inúmeros estúdios americanos, no entanto, essa exploração nem sempre é executada por cineastas competentes e guionistas imaginativos, assim sendo, somos constantemente confrontados com inúmeras produções que são visualmente estonteantes e apelativas, mas que infelizmente não nos conseguem convencer com os seus repetitivos argumentos que exploram com superficialidade e sem criatividade as típicas histórias dos super-heróis e os seus magnânimes combates contra os super-vilões. ?Kick-Ass? é protagonizado por Dave Lizewski (Aaron Johnson), um verdadeiro fanático pelas histórias fictícias que são protagonizadas por imaginativos super-heróis, que decide combater a monotonia do seu enfadonho e repetitivo quotidiano com um ambicioso e criativo projecto que irá alterar radicalmente a sua existência. O astuto adolescente decide combater as actividades criminosas que proliferam na sua instável metrópole como um verdadeiro super-herói, assim sendo, inventa uma cativante identidade secreta, encomenda uma farda apropriada e começa a perseguir os violentos criminosos. O jovem passa rapidamente de um simples adolescente que nunca deu nas vistas para uma verdadeira celebridade que é idolatrada por inúmeros adolescentes. A sua atitude é seguida por outros indivíduos e a metrópole que jurou proteger é subitamente invadida por outros super-heróis que partilham a sua ambição e o seu desejo, no entanto, nem tudo poderia ser perfeito porque à margem da epidemia de super-heróis também surge um super-vilão, Frank D'Amico (Mark Strong), um perigoso e impiedoso mafioso. Dave ou Kick-Ass sabe que não conseguirá derrotar este vilão sozinho, assim sendo, forma uma heróica aliança com Big Daddy (Nicolas Cage) e Hit-Girl (Chloe Moretz), dois indivíduos igualmente fanáticos e destemidos que o ajudaram a derrotar o grande vilão e a sua equipa de bandidos.


Os últimos grandes trabalhos cinematográficos deste conhecido género foram claramente ?Spider-Man?, ?Iron Man? e ?The Dark Knight?, três magníficas produções que conseguiram oferecer ao espectador um argumento intelectualmente cativante que é engenhosamente acompanhado por uma vertente visual/gráfica extremamente competente, ou seja, os seus criadores não se conformaram com os típicos estereótipos narrativos deste género e conseguiram oferecer ao espectador um produto que os surpreende e que os consegue entreter sem grandes dificuldades. ?Kick-Ass? não é tão competente ou tão atractivo como estes magnânimes sucessos comerciais e qualitativos, mas consegue superar facilmente inúmeros trabalhos semelhantes, como por exemplo, ?Superman Returns?, ?Daredevil?, ?Ghost Wrider?, ?Hulk?, ?Elektra?, ?The Punisher? ou ?The Fantastic Four?. O seu competente argumento é inspirado numa homónima banda desenhada que é relativamente conhecida nos Estados Unidos da América, mas que não é tão conceituada como aquelas que originaram alguns dos maiores sucessos comerciais dos últimos tempos. O grande objectivo de ?Kick-Ass? é entreter o espectador, um propósito que é amplamente cumprido através de uma interessante e violenta narrativa que nos apresenta uma engenhosa análise subversiva sobre um universo fictício que é extremamente abundante em estereótipos comerciais e superficiais. Os super-heróis em ?Kick-Ass? são simples humanos sem magníficos poderes sobrenaturais e sem grandes engenhos tecnológicos que não são movidos por grandes motivações altruístas, assim sendo, estamos perante simples indivíduos sem grandes características heróicas que enveredam livremente por uma profissão/passatempo invulgar, ou seja, não estamos perante os típicos super-heróis que combatem as injustiças e os criminosos porque é para isso que estão tacitamente planeados. A eliminação dos elementos sobrenaturais consegue oferece um escasso realismo à história, realismo esse que é completamente obliterado pelas suas exageradas sequências violentas que são protagonizadas por variadíssimas intervenientes. O argumento é maioritariamente composto por sequências de acção e de aventura, mas também é abrilhantado por alguns momentos de comédia que são escassos mas deliciosos. As vertentes dramáticas e românticas também estão presentes mas em doses muito pequenas, no entanto, conseguem servir um interessante propósito e a principal sequencia dramática consegue mesmo oferecer alguma capacidade emocional a uma das personagens mais sangrentas da história.


A construção das personagens é extremamente imaginativa. O protagonista, Kick-Ass, é um típico adolescente americano sem grandes aptidões físicas que subitamente se transforma num herói local, um exemplo para os seus companheiros e para os seus seguidores, porque conseguiu combater algumas injustiças e alguns criminosos sem utilizar grandes meios, no entanto, este seu reconhecimento não foi obtido sem grande esforço porque as suas primeiras tentativas foram completamente desastrosas, tentativas essas que conseguiram reforçar a sua humanidade e a sua inexperiência. Ao contrário de Kick-Ass, Big Daddy e Hit-Girl são heróis com um propósito mais sério e mais perigoso que o reconhecimento mediático porque são heróis vingadores, ou seja, procuram alcançar uma cruel vingança de um impiedoso mafioso que acaba por assumir o estatuto de principal vilão da história. Big Daddy e Hit-Girl são fisicamente poderosos e psicologicamente insensíveis, porque não apresentam qualquer empatia por qualquer inimigo que lhes apareça à frente. Hit-Girl é uma pequena assassina que não apresenta qualquer remorso pelos seus inúmeros homicídios que nos são apresentados ao longo da história. A vertente maléfica de ?Kick-Ass? é encabeçada por Frank D'Amico, um cruel mafioso que encabeça uma organização criminosa e que nos apresenta todas as características essências que um vilão fictício normalmente oferece ao espectador. Frank D'Amico tem o apoio incondicional do seu filho, Chris D?Amico ou Red Mist, uma espécie de rival eterno ou némesis de Kick-Ass.


As sequências violentas são abundantes em ?Kick-Ass? e são maioritariamente protagonizadas por Hit-Girl, uma excelente personagem que se assume como a maior surpresa desta produção. Hit-Girl de ?Kick-Ass? faz Gogo Yubari de "Kill Bill" parecer uma simples adolescente, porque é muito mais violenta e muito mais perigosa que essa psicopata juvenil. A facilidade e a frieza com que elimina um criminoso é simplesmente sublime mas irrealista, no entanto, ?Kick-Ass? nunca pretendeu ser um exemplo de realismo mas sim um exemplo de entretenimento. As artes marciais preenchem a esmagadora maioria das sequências de combate, no entanto, também temos o privilégio de presenciar alguns tiroteios que tal como os combates físicos são muito bem coordenados e organizados. A violência gráfica e executada com uma extraordinária simplicidade, mas esta vertente violenta e sangrenta poderá causar algum incómodo aos espectadores mais sensíveis. A vertente sonora desta produção também é extremamente competente e engenhosa. O elenco de ?Kick-Ass? também é soberbo, porque não existe nenhum profissional que nos apresente uma performance medíocre. A sua estrela é claramente Chloe Moretz, uma competente e talentosa actriz que interpreta com grande qualidade a surpreendente Hit-Girl, uma pequena heroína que coloca qualquer outra personagem em segundo plano e que consegue contrariar qualquer estereotipo genérico, porque é uma personagem feminina e relativamente franzina que é equipada com uma postura extremamente violenta e sangrenta que consegue superar qualquer personagem masculina em combate. Aaron Johnson está muito bem como Kick-Ass. Nicolas Cage também conseguiu arrancar uma competente performance. Matthew Vaughn conseguiu transformar ?Kick-Ass? numa excelente produção que certamente irá agradar à esmagadora maioria dos apreciadores das histórias de super-heróis, porque lhes irá apresentar uma faceta mais humana e mais realista destes ícones populares. ?Kick-Ass? é sem duvida uma produção imperdível que merece ser apreciada por qualquer espectador, que não se impressione facilmente com grandes doses de violência gratuita. A sua conclusão deixa em aberto uma possível continuação que certamente irá ser anunciada em breve.

Classificação ? 4 Estrelas Em 5



loading...

- Kick-ass 2 - Quatro Posters Individuais
Realizado por Jeff Wadlow Com Aaron Taylor-Johnson, Chloë Grace Moretz, Christopher Mintz-Plasse Género - Ação Estreia Mundial - Julho de 2013 Sinopse - A coragem de Kick-Ass (Aaron Taylor-Johnson) inspirou uma nova fornada de...

- Oficial - Jim Carrey Em Kick-ass 2
É oficial, Jim Carrey vai mesmo reforçar o elenco de "Kick-Ass 2 - Balls to the Wall". O produtor e guionista Mark Millar utilizou o Twitter para confirmar esta notícia, que já tinha sido avançada por vários sites norte-americanos como o Deadline...

- Lindy Booth Junta-se Ao Elenco De Kick-ass 2
O elenco de "Kick-Ass" não pára de crescer. O The Hollywood Reporter revela que Lindy Booth vai dar vida à Night Bitch nesta sequela de "Kick-Ass", que vai ser realizada por Jeff Wadlow. Aaron Johnson (Kick-Ass), Chloë Moretz (Hit Girl), Christopher...

- Jim Carrey Perto De Kick-ass 2
Jim Carrey está cotado para reforçar o elenco de "Kick-Ass 2". O Deadline revela que o ator está em conversações com a Universal Pictures para dar vida ao Coronel Stars, um ex-mafioso que se torna herói e que funda o Justice Forever, um grupo de...

- Mais Reforços No Elenco De Kick-ass 2
O Deadline revela que Robert Emms e Morris Chestnut vão integrar o elenco de ?Kick-Ass 2?. Emms será o Insect Man, um ex-polícia que se junta ao grupo de super-heróis de Kick-Ass, já Chestnut foi contratado para dar vida ao guarda-costas da Hit Girl....



Cinema








.