Crítica - Night Train To Lisbon (2013)
Cinema

Crítica - Night Train To Lisbon (2013)


Realizado por Bille August 
Com Jack Huston, Jeremy Irons, Mélanie Laurent 

Eu gostava de poder dizer que ?Night Train to Lisbon? ou ?Comboio Noturno Para Lisboa? não é um mau filme. Eu adoraria poder dizer isto, mas infelizmente não o posso fazer porque tal afirmação positiva não corresponde à realidade. A verdade amarga é que este melodrama barato não passa de um produto anticlimático, desinteressante e entediante que causa embaraço a todos os envolvidos, não sendo portanto nada que valha a pena ser visto nas salas de cinema. Baseado no homónimo best-seller de Pascal Mercier, ?Night Train To Lisbon? conta-nos a história de Raimund Gregorius (Jeremy Irons), um discreto docente suíço que, certo dia, entra em contacto com um estranho livro/ diário que foi escrito por um rebelde aristocrata que se envolveu com as forças da resistência antifascista nacional que, por sua vez, estiveram diretamente envolvidas na nossa revolução dos cravos. O professor fica intrigado com este produto literário e decide, por isso, viajar até Lisboa para tentar saber mais sobre o autor e descobrir o que é que lhe aconteceu.



O seu enredo, que em nenhuma parte do mundo pode ser considerado produtivo ou impressionante, divide a nossa atenção entre duas histórias distintas com um tema existencial em comum. A primeira desenrola-se nos nossos dias e centra-se no extenuante professor suíço que, com a preciosa ajuda de outras personagens, tenta reconstruir a vida do autor do livro e encontrar, em simultâneo, as respostas para as perguntas que não o param de atormentar. A outra história desenrola-se nas vésperas da Revolução de Abril e acompanha a atribulada existência de um médico aristocrata com fortes ideais antifascistas que, nas vésperas da grande revolução nacional, vê-se envolvido num triângulo romântico sem um pingo de emoção ou credibilidade. Este lado romântico de ?Night Train to Lisbon? acaba por infetar todo o filme com um resistente vírus de mundanidade que atira, sem qualquer hesitação, para segundo plano qualquer outro tema potencialmente relevante, como por exemplo, a análise ao repressivo ambiente sociopolítico e ao estado de espirito dos portugueses durante aquela conturbada época. Todas estas questões sociais e históricas são ignoradas, numa primeira fase, em prol de uma história romântica sem valor que, a certa altura, também cede a sua posição central a uma extenuante visão filosófica sobre a banalidade da rotina e da existência humana que, como se pode calcular, está igualmente desprovida de qualquer interesse dramático. A estas péssimas opções narrativas que, em conjunto, formam um argumento deplorável, temos ainda que juntar as dúbias opções criativas do seu realizador, Bille August, que, no auge do seu bom-senso, preferiu brindar o público com um retrato visual quase turístico dos locais que vão aparecendo em cena, em vez de aproveitar a sua força natural e histórica para credibilizar a narrativa e aumentar a sua dimensão social. Para além disto, August também conseguiu a proeza de conferir a esta longa-metragem um inconcebível estilo televisivo quase amador. O seu aproveitamento do elenco também me parece insuficiente, mas neste caso os atores também têm que acarretar com uma quota parte da responsabilidade, nomeadamente o veterano Jeremy Irons, que apesar de não ter um papel à sua altura, pouco faz para tornar esta sua personagem um pouco mais cativante. Irons está portanto muito distante de um bom trabalho, mas infelizmente não é o único, porque a talentosa Mélanie Laurent também não está nos seus dias. O grupo de atores portugueses tem uma participação tão diminuta e secundária que quase nem merece uma alusão mas, ainda assim, convém referir que atores bem conhecidos da nossa praça como Beatriz Batarda, Marco d'Almeida, Nicolau Breyner e Adriano Luz têm uma pequena participação nesta fraca produção europeia que merece ser alvo de todas as piadas secas sobre comboios e seus atrasos, porque ?Night Train To Lisbon? é já de si uma piada seca sem qualquer emoção.

 Classificação - 1,5 Estrelas em 5



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