Crítica - Spotlight (2015)
Cinema

Crítica - Spotlight (2015)


Realizado por Tom McCarthy
Com Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams

Há apenas uns meses atrás poucos diriam que "Spotlight" estaria hoje entre os principais candidatos de proa aos Óscares e à Época de Prémio, mas já não há dúvidas que esta produção independente conquistou merecidamente essa posição. Os respeitados críticos de Boston e Los Angeles já lhe atribuíram o título de Melhor Filme de 2015 e, embora ainda seja cedo para o considerar o virtual vencedor do Óscar de Melhor Filme, para mim não há dúvidas que "Spotlight" é efetivamente um dos principais filmes do ano e será justo se eventualmente conquistar esse prémio. Também na categoria de Melhor Argumento Original, "Spotlight" destaca-se como um dos principais candidatos ao título, já que explora, com a devida honestidade e interesse, uma polémica história verídica que tem como protagonistas um grupo de jornalistas do Boston Globe que tornaram público diversos casos de pedofilia no seio da Igreja Católica e que esta fez questão de esconder durante anos. 


Tais jornalistas são interpretados por um quarteto de atores com prestações muito interessantes, sendo de destacar as performances de Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams, sendo que todos eles podem ter uma ou outra palavra a dizer na luta pelos prémios da representação mas numa vertente puramente secundária. E isto acontece porque em "Spotlight" não há nenhuma personagem principal apenas várias personagens secundárias que, em conjunto, ajudam a dar vida a uma trama de qualidade que puxa a todo o momento pelo interesse do espectador. O conjunto destas personagens e dos seus intérpretes fazem parte portanto de um resultado final muito positivo, onde nada parece ter sido descurado ou relativizado. É porque a juntar ao óbvio profissionalismo do seu elenco competente, "Spotlight" apresenta também outros elementos impecáveis, sendo o seu enredo aquele que mais se destaca. 
Não é por mero acaso ou por falta de escolhas que é apontado como um dos candidatos ao Óscar de Melhor Argumento Original. É bem verdade que o seu tema ajuda a exponenciar por si só o interesse e a atenção do espectador, mas "Spotlight" trata-o sempre de uma forma muito realista e natural que deixa pouca margem de manobra para embelezamentos forçados e desnecessários que poderiam arruinar este retrato de um controverso drama humano. É claro que estamos perante um drama e não perante um documentário, pelo que o retrato em questão não assume a mais pura das formas possíveis, mas percebe-se perfeitamente que a história verídica em questão recebeu deste produto o tratamento mais próximo da realidade que seria possível em Hollywood. 


O retrato da história real nunca entra por caminhos políticos, polícias ou públicos, ou seja, fica sempre preso à investigação jornalista e isto acaba por favorecer o filme, já que não dispersa o seu relato nem promove dramas desnecessários. Esta focalização ajuda a explicar com o pormenor possível o complexo caso em questão, mas acima de tudo ajuda o espectador a compreender a difícil tarefa que os jornalistas enfrentaram para revelar uma cruel realidade que afetou e abalou uma cidade inteira. E porque convém não esquecer que este caso ocorreu em Boston, um das cidades mais católicas dos Estados Unidos da América, onde a Igreja Católica é alvo de uma proteção excessiva e, como se pode facilmente prever, onde tal escândalo causou um enorme impacto social. O filme nunca nos deixa esquecer este importante pormenor e faz questão de contextualizar esta realidade no seio da difícil jornada dos jornalistas para ilustrar as dificuldades que estes enfrentaram para revelar a verdade.
O importante contexto social que nos é dado para compreender esta dura realidade é apenas um dos seus vários pormenores de calibre. Há também que destacar o detalhe impressionante com que as vítimas relatam os abusos e a forma como os jornalistas vivem este drama muito pessoal. Estas duas questões são sempre tratadas com o máximo de cuidado e reforçam a humanidade natural de uma história já de si muito forte. Todos estes pormenores poderiam ter potenciado uma onda de melodrama excessivo devido à sua imponente base dramática, mas isso nunca ocorre. Os responsáveis por "Spotlight" denotam sempre uma devoção clara pela isenção e pela realidade ao ponto de nunca os sacrificarem em prol das emoções fáceis que poderiam advir da força natural da história. Este nobre exemplo de restrição e centralização ajuda a demonstrar os objetivos claros desta obra que, em nenhum momento, promove um desvio crasso à sua missão de apresentar um produto claro e factual que faz justiça a uma nobre investigação jornalística.

Classificação - 4,5 Estrelas em5



loading...

- Previsão De Vencedores Dos Óscares 2016 - 2ª Parte
 A época de prémios está na sua reta final e, após muitas especulações e previsões, os vencedores dos Óscares 2015 serão conhecidos já no próximo dia 26 de Fevereiro. Tal como já é habito, o Portal Cinema apresenta uma lista de previsões...

- Críticos De Boston E Los Angeles Reforçam Favoritismo De Mad Max E Spotlight! Críticos Online Divulgam Nomeações
O drama jornalístico "Spotlight" assume-se cada vez mais como o principal candidato ao Óscar de Melhor Filme. Esta obra sobre um grupo de jornalistas que desvendou um escândalo de pedofilia no seio da Igreja Católica foi considerado o Melhor Filme...

- Spotlight E Mad Max Vencem Prémios Importantes E Reforçam Candidatura Aos Óscares. Carol E The Martian Também Somam Vitórias
O filme de ação "Mad Max: Fury Road" foi considerado pela National Board Of Review como o Melhor Filme de 2015. A National Board Review, uma das mais importantes organizações cinematográficas dos Estados Unidos da América, premiou ainda "The Martian"...

- As Confirmações, Desilusões E Surpresas Que Saíram Do Festival De Toronto
A 40ª Edição do Toronto International Film Festival (TIFF) apresentou vários dos possíveis candidatos aos Óscares dos quais já se esperava muito, como os thrillers "Sicario" e "Black Mass" ou os drama "Brooklyn" e "The Danish Girl", como também...

- "spotlight" Por Nuno Reis
Por vezes a simples tradução de um título revela demasiado sobre um filme. No caso de “O Caso Spotlight” revela que não sabiam do que se tratava. Spotlight não foi um caso específico, é uma equipa especial de investigação. Entre os seus...



Cinema








.