Crítica: 45 Anos
Cinema

Crítica: 45 Anos


Por Fabricio Duque 

?45 Anos?, sem sombras de dúvidas, invoca o universo do cineasta Ingmar Bergman, visto que aborda o cotidiano de um casal, quarenta e cinco anos juntos, partindo da quase superficialidade para aprofundar ?fantasmas" do passado (que talvez ?desande? toda uma vida). A narrativa, contada em sete dias, por elipses temporais de micro-ações cotidianas de ?obrigações? diárias, e de suavidade ?idílica?, caminha pelas nuances sentimentais (de ?alimentação" destrutiva) presentes em todo e qualquer ser humano, mesmo após tanto tempo de casamento. E por modificar estações climáticas, indicando a metáfora temporal. Aqui, a consolidação da trama acontece pelos detalhes. Sutis, diretos, educados, verdadeiros. Os paralelos constroem o quebra-cabeça. O sótão (na parte de cima da casa) que ?preserva" a ?traição" do passado; as fotos antigas que ?brigam" com ?novas" idiossincrasias; o não "terem" tido filhos; a aventura versus a apatia. É impossível o espectador sair imune, pois o filme brilha toda sua maestria na simplicidade das pequenas-ações, principalmente das camadas interpretativas-visuais de Charllote Hampling (de ?Coração Satânico? e ?Melancolia"), que de tão entregue, torna nossa experiência como uma sinestesia-necropsia do próprio olhar. A atriz inglesa está impecável, contida, permeando transmutações de admiração incondicional de seu cônjuge à vulnerabilidade descontrolada de um ciúme obsessivo. No processo, ela tenta gerenciar as crises inevitáveis com seu marido Tom Courtenay (que já trabalharam juntos em "Trem Noturno para Lisboa?), intervindo com maduras discussões de relacionamento, e por total comodismo-compreensível, opta por ?zerar" um recomeço quase ?não humano?, fingindo assim ?varrer" as consequências para ?debaixo do tapete?. A câmera, assim como a direção Andrew Haigh (do longa-metragem ?Weekend" e do seriado HBO ?Looking?), complementa a ambientação ritmada, sensível, precisa, de equilíbrio cadenciado, buscando a conservação da paz (inclusive a social) a qualquer custo. Uma das principais mensagens do longa-metragem é a mensuração, dosando lados e adaptando vontades e quereres a uma compatibilidade ponderada, consensual, cúmplice e solidária, lembrando de longe e bem mais maduro o filme ?Ruth & Alex?, ou até mesmo ?Amor?, este de Michael Haneke. Mas é no final que ?45 Anos? exacerba seu revelador ?solstício?, utilizando-se de uma sutil atmosfera à moda Lars von Trier. É como se, trocando em miúdos, a personagem principal ?recebesse" em um insight toda sua existência matrimonial. Torçamos então que o Oscar seja mais sério que dos anos anteriores e não se esqueça dessa arrebatadora interpretação de Charlote.



loading...

- Crítica: O Enigma Chinês
Por Fabricio Duque Já se configurava obrigatória uma continuação ao ciclo ?mambembe multi cultural? do diretor Cédric Klapisch, que iniciou em 2002 com ?O Albergue Espanhol?, seguido de ?Bonecas Russas?, em 2005, e agora, em 2013, completa a trilogia...

- Crítica: Um Episódio Na Vida De Um Catador De Ferro-velho
Uma Vida em Um Capítulo Sem Esperança, Mas Com Final Feliz Por Fabricio Duque Uma coisa é inquestionável no novo filme do diretor bósnio Danis Tanovic (de "Terra de Ninguém", "Inferno"): sair imune da trama apresentada. A narrativa "docudrama" aprisiona...

- Crítica: Exilados Do Vulcão
Por Fabricio Duque ?Exilados do Vulcão?, quando foi exibido, representou a sessão mais concorrida e badalada da V Semana dos Realizadores, talvez, pelo fato do filme ter saído vitorioso com o prêmio máximo no último Festival de Brasília. A diretora...

- Crítica: Bastardos
Por Fabricio Duque Apresentado no último Festival de Cannes, o filme configura-se como a mais recente obra da diretora francesa Claire Daine (de "35 Doses de Rum", "White Material"), imprimindo experimentação narrativa ao fragmentar a história, mostrando-se...

- Crítica: Kon-tiki
A Aventura Antropológica de Um Tiki Norueguês Por Fabricio Duque "Kon-Tiki" é a escolha da Noruega para concorrer a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar deste ano. Apresenta-se como a versão ficcional da aventura verídica do antropólogo...



Cinema








.