Crítica: Além da Vida
Cinema

Crítica: Além da Vida


Ficha Técnica

Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Matt Damon, Cecile de France, Frankie McLaren, George McLaren, Jay Mohr, Bryce Dallas Howard
Fotografia: Tom Stern
Música: Clint Eastwood
Produção: Kathleen Kennedy, Robert Lorenz e Steven Spielberg
Distribuidora: Warner Bros.
Duração: 103 minutos
País: Estados Unidos
Ano: 2010
COTAÇÃO: ENTRE O BOM E O MUITO BOM



A opinião

?Além da vida? é o novo filme de Clint Eastwood, produzido por Steven Spielberg, que aborda o tema do espiritismo de uma forma peculiar e diferenciada, focando na história de seus personagens. O diretor conserva a característica principal de seu cinema: a leveza. Ele deixa a trama acontecer, mitigando a presença da camera e introduzindo o espectador em uma outra vertente do realismo: a do cotidiano. A narrativa escolhida é a do filme coral, que intercala três histórias, tendo três núcleos, sem privilegiar nenhum deles. Neste estilo, todas as tramas são importantes. Pode-se referenciar ao cinema do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu e a Robert Altman. O longa gira em torno de três pessoas que são afetadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um operário norte-americano que tem uma conexão especial com o além. Em outro ponto do planeta, a jornalista francesa Marie (Cécile De France) acaba de passar por uma experiência de quase-morte que muda sua visão diante da vida. E, quando Marcus (Frankie/ George McLaren), um garoto londrino, perde uma pessoa muito próxima, começa uma procura desesperada por respostas. Enquanto cada um segue o caminho em busca da verdade, suas vidas se cruzam e são transformadas para sempre pelo que eles acreditam que possa existir, ou realmente exista - a vida após a morte.

A sinopse acima direciona e fornece elementos iniciais. O grande atrativo está na maneira como o roteiro é conduzido. O assunto é polêmico, porque busca um público que possui a crença, mas bloqueia os que não a possui. O longa ultrapassa a barreia da definição. Não é um filme espirita, apenas utiliza elementos para direcionar o caminho pretendido. A fotografia ensolarada ? meio alaranjada ? do inicio já fornece uma prévia do que acontecerá. As ações são diretas, mas não corridas. As gruas (cameras aéreas e subaquáticas) deslizam suavemente ? transformam-se em personagens observadores - , como por exemplo durante um tsunami que devasta uma país. Há clichês. Inevitáveis neste gênero. O reencontro é um deles. A camera fora de foco é outro. O bichinho de pelúcia na água. A explicação para o uso deste artificio é entendido quando se percebe a veia passional e unilateral que a religião fornece a seus seguidores. Como em toda doutrina, a crença totalitária é um pré-requisito, já que as perguntas precisam ser embasadas por meio destes ensinamentos. Não entro no assunto, e sim no cinema. Este tema já foi abordado em tom de comédia por Mel Brooks em ?O céu pode esperar?, por drama em ?Amor além da vida?. O cinema nacional abordou, competentemente, em ?Chico Xavier?, e um fiasco em ?Nosso Lar?.

Matt Damon, o ator preferido, no momento, de Clint ? fizeram juntos um filme sobre Nelson Mandela ?Invictus?, vive o papel de um ?vidente de verdade?, que transmite mensagem do além. A narrativa seca, simétrica, direta e clássica, mesmo intercalando histórias, ajuda a construir, positivamente, o contexto. Em muitos momentos, a musica suaviza a carga dramática, aprofundando, no tempo certo, afastando o melodrama. ?Transformando a infelicidade em benefício?, diz-se. A sensação que o espectador fica é a de que qualquer hora poderá acontecer algo. É um filme de espera. Assim, o diretor prende a atenção de quem está assistindo. Entre Charlie Dickens e seu ?Um conto de Natal?, curso de culinária, opera Messum Dorma, charlatões e flashbacks, a curiosidade e normalidade adquirem a dicotomia natural. ?Saber demais sobre a pessoa não é bom?, envolve e entra-se na dor dos personagens. Concluindo, é um longa que merece ser visto. A narrativa flui com leveza e aprofunda com tranquilidade, sem afobamentos. Como disse, os clichês recorrentes possuem dois lados: excessivos demais ou necessários, dependendo da predisposição de cada um ao observar o que está sendo apresentado. 33º longa-metragem de Clint Eastwood como diretor. Peter Morgan, roteirista do filme, já foi indicado duas vezes ao Oscar, por Frost/Nixon e A Rainha.

O Diretor

Clinton "Clint" Eastwood, Jr. nasceu em São Francisco, 31 de maio de 1930) é ator, diretor e produtor dos Estados Unidos famoso pelos seus papéis típicos em filmes de ação como um cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da Trilogia dos Dólares nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspetor 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980. Como diretor, seus filmes têm sido criticados positivamente. Já ganhou quatro vezes o Oscar ? duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, e foi homenageado em 1995, recebendo o prêmio Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o ator favorito dos estadunidenses, e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.Eastwood também tem interesse na política. Membro do partido republicano desde 1951, Clint foi eleito prefeito de Carmel-by-the-Sea, Califórnia, onde permaneceu no cargo de 1986 até 1988.

Filmografia

2008 - Gran Torino |Gran Torino|
2004 - Menina de ouro |Million dollar baby|
2002 - Dívida de sangue |Blood work|
2000 - Cowboys do espaço |Space cowboys|
1999 - Crime verdadeiro |True crime|
1997 - Poder absoluto |Absolute power|
1995 - Gasparzinho, o fantasminha camarada (Casper)
1995 - As pontes de Madison |The Bridges of Madison County|
1993 - Um mundo perfeito |A perfect world|
1993 - Na linha de fogo |In the line of fire|
1992 - Os imperdoáveis |Unforgiven|
1990 - Rookie - Um profissional do perigo |The Rookie|
1990 - Coração de caçador |White hunter, black heart|
1989 - O cadillac cor-de-rosa |Pink cadillac|
1988 - Dirty Harry na lista negra |The Dead pool|
1986 - O destemido senhor da guerra |Heartbreak ridge|
1985 - O cavaleiro solitário |Pale rider|
1984 - Um agente na corda bamba |Tightrope|
1984 - Cidade ardente |City heat|
1983 - Impacto fulminante |Sudden impact|
1982 - Raposa de fogo |Firefox|
1980 - Punhos de Aço Um lutador de rua |Any which way you can|
1979 - Alcatraz - Fuga impossível |Escape from Alcatraz|
1978 - Doido para brigar, louco para amar |Every which way but loose|
1977 - Rota suicida |The Gauntlet|
1976 - Josey Wales, o fora-da-lei |The Outlaw Josey Wales|
1976 - Sem medo da morte |The Enforcer|
1975 - Escalado para morrer |The Eiger sanction|
1974 - O Ultimo Golpe |Thunderbolt and Lightfoot|
1973 - Magnum 44 |Magnum Force|
1972 - Joe Kidd |Joe Kidd|
1972 - O estranho sem nome |High plans drifter|
1971 - Perversa paixão |Play misty for me|
1971 - O estranho que nós amamos |The Beguiled|
1971 - Perseguidor implacável (Dirty Harry)
1970 - Heróis por conta Própria (Kelly's heroes)
1969 - Os aventureiros do ouro |Paint your wagon|
1969 - Desafio das águias |Where eagles dare|
1969 - Os abutres têm fome |Two mules for sister Sara|
1968 - Meu nome é Coogan (Coogan's bluff)
1968 - A marca da forca |Hang 'em high|
1966 - O Bom, O Mau e o Vilão |The Good, the bad and the ugly|
1965 - Por uns dólares a mais |For a few dollars more|
1964 - Por um punhado de dólares |A fistful of dollars|
1955 - A Vingaça da Creatura |Revenge of the creature|
1955 - Tarântula |Tarantula|

Filmografia Como Diretor

2008 - Gran Torino |Gran Torino|
2008 - A troca (Changeling)
2006 - Cartas de Iwo Jima |Letters from Iwo Jima|
2006 - A conquista da honra |Flags of our fathers|
2004 - Menina de ouro |Million dollar baby|
2003 - Sobre meninos e lobos |Mystic river|
2002 - Dívida de sangue |Blood work|
2000 - Cowboys do espaço |Space cowboys|
1999 - Crime verdadeiro |True crime|
1997 - Meia-noite no jardim do bem e do mal |Midnight in the garden of good and evil|
1997 - Poder absoluto |Absolute power|
1995 - As pontes de Madison |The Bridges of Madison County|
1993 - Um mundo perfeito |A perfect world|
1992 - Os imperdoáveis |Unforgiven|
1990 - Rookie - Um profissional do perigo (Rookie|
1990 - Coração de caçador |White hunter black heart|
1988 - Pássaro |Bird|
1986 - O destemido senhor da guerra |Heartbreak ridge|
1985 - O cavaleiro solitário |Pale rider|
1983 - Impacto fulminante |Sudden impact|
1982 - Raposa de fogo |Firefox|
1977 - Rota suicida |The Gauntlet|
1976 - Josey Wales, o fora da lei |The Outlaw Josey Wales|
1975 - Escalado para morrer |The Eiger sanction|
1972 - O estranho sem nome |High plans drifter|
1971 - Perversa paixão |Play misty for me|



loading...

- Hereafter - Trailer
Realizado por Clint EastwoodCom Matt Damon, Cecile De France, Frankie McLarenGénero - DramaEstreia - 22 de Outubro de 2010Sinopse - "Hereafter" conta a história de três pessoas assombradas pela mortalidade de diferentes maneiras. George (Matt Damon)...

- Mostra Clint Eastwood ? Clássico E Implacável
De 13 de janeiro a 16 de fevereiro, o Instituto Moreira Salles promove, em parceria com a Casa Cinco, a mostra Clint Eastwood ? Clássico e implacável, retrospectiva com 48 filmes do ator e diretor norte-americano. A mostra, que tem curadoria de Gisella...

- Invictus
Ficha Técnica Direção: Clint Eastwood Roteiro: Anthony Peckham Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Scott Eastwood, Langley Kirkwood, Robert Hobbs, Tony Kgoroge, Jason Tshabalala, Bonnie Henna, Grant Roberts, Patrick Holland, Patrick Mofokeng, Moonsamy...

- Clint Eastwood Integral Na Cinemateca - Parte Ii (janeiro) Por Filipe Lopes
Continua a restrospectiva integral de Clint Eastwood na Cinemateca. Deixo-vos aqui os filmes, as datas e as horas para Janeiro. Podia destacar os westerns-spaghetti do Sergio Leone (a célebre Trilogia dos Dólares, que compreendem os filmes Por um Punhado...

- Clint Eastwood Integral Na Cinemateca - Parte I (dezembro) Por Filipe Lopes
Clint Eastwood é o derradeiro dos autores clássicos, herdeiro de Ford, Hawks, Walsh, Capra, Ray e de muitos outros. É, também, o último dos duros com cara de mau e coração de manteiga. É a ele, realizador, e a ele, actor, que a Cinemateca dedica...



Cinema








.