Cinema
Crítica: Crônica da Demolição
Um dos objetivos característicos do gênero documentário é fornecer a quem assiste informações sobre um determinado tema. Parece lógico, mas não é, visto a tendência atual de criar hibridismo ficcionais nesta realidade. Em ?Crônica da Demolição?, que está em competição ao Troféu Redentor no Festival do Rio 2015, o diretor, estreante em um longa-metragem, Eduardo Ades (do excelente curta-metragem ?A Dama do Estácio? com Fernanda Montenegro), imprime uma estrutura clássica nostálgica-histórica ao ?perpetuar" a demolição do ?mostrengo" Palácio Monroe, na Cinelândia do Rio de Janeiro. O "palco-sede" do Senado Federal, lugar de ideias políticas da época, tornou-se um ?indesejável" monumento, que ?fugia" da arquitetura vanguardista de Lúcio Costa (?fã" de Corbusier). Aqui, a narrativa segue acertadamente mesclando inúmeras e raras imagens de arquivo e entrevistas com arquitetos, militares, ?afetados" (como o pecuarista que ?arrematou? as obras de arte que estavam no Palácio - inclusive os leões; o ex-prefeito Cesar Maia) e envolvidos no caso (como Humberto Barreto, assessor do presidente Geisel e Maria Elisa Carrazzoni, conselheira do SPHAN), com a música futurista-existencialista-lisérgica de Philip Glass. O espectador ?viaja" no tempo e é participado aos possíveis motivos desta ?retirada?. Hoje, no lugar, está o estacionamento subterrâneo, com um chafariz que nunca é ligado para não ?estimular" a população que vive nas ruas. O filme busca entender, e acima de tudo, compreender, de forma adjetivada e definidora, o porquê de tanta ?revolta?, permitindo um inevitável saudosismo despretensioso. São estudos, análises, argumentos de uma época ?progressista" que não volta mais. O crescimento desordenado é iminente e incontrolável. É exatamente por isso que a câmera, em tom de crônica-pessoal não didática, tem seu poder ao eternizar imagens que servirão para documentar nosso passado (como por exemplo a inauguração do Metrô da estação dos "cinemas" e o ápice que é a própria ?destruição" de um monumento que lá trás só servia para ?impedir" o fluxo visual) e nossos palácios (em poderosas ?brigas" políticas e econômicas). ?Crônica da Demolição? vai e volta, remonta o passado e retrata o presente, criando paralelos de ?união" de peças ?perdidas?, em fantásticas tomadas áreas. É um incrível documentário, com uma edição que ?chapa" e aprisiona o espectador pelo ?passeio" afiado dos planos apresentados. Trocando em miúdos, uma ?delícia" de se degustar, ?gostoso" de se informar e obrigatório de se assistir (em tela grande, lógico). Recomendado. O filme será exibido no Cine Odeon- Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro neste sábado, HOJE, 10 de outubro, às 13h, seguido de debate com a presença do diretor. Logo após o debate será feita uma visita à praça Mahatma Ghandi, onde está localizada uma instalação sobre o Palácio Monroe. Não vai perder, não é? Foi selecionado para dois eventos de work-in-progress na América Latina - DocuLab Guadalajara (México) e Sanfic (Chile) ? além de ter sido finalista do Prêmio Finaliza do Bolívia Lab.
loading...
-
Crítica: Chronic
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Chronic", de Michel Franco (de "Depois de Lúcia"), da mostra competitiva principal, representa mais um filme que busca ?abrigo? no gênero de ator, focando exclusivamente no protagonista, interpretado...
-
Crítica: Avanti Popolo
?Hoje, eu não sei o que fazer com o cinema, o que fazer com os filmes, por que fazer cinema. É uma atividade que era difícil na época do Carlão (Reichenbach) e continua sendo até hoje. Fizemos um longa-metragem com orçamento de curta?, disse o...
-
Crítica: Caverna Dos Sonhos Esquecidos [3d]
A Evolução Perpétua dos Sonhos Esquecidos Por Fabricio Duque "O segredo é capturar o público no início do filme e deixá-lo ir no final", disse o cineasta alemão Werner Herzog durante a aula magna que ministrou ano passado no Centro Cultural...
-
Reidy - A Construção Da Utopia
Ficha Técnica Direção: Ana Maria MagalhãesRoteiro: Ana Maria MagalhãesElenco: Marcello Escorel, Paulo Mendes da Rocha, Lúcio Costa, Carmen PortinhoFotografia: Dib LutfiDireção de arte: Carlos LiuzziEdição: Marcelo PedrazziProdução: Ana Maria...
-
Avanca Nos Açores
Em vésperas da exibição de um filme de Avanca no festival de Sitges, eis que o festival marca presença nos Açores com um grande conjunto de obras. O Teatro Ribeiragrandense, na Ilha de S. Miguel nos Açores, acolhe pela segunda vez 0 Festival de...
Cinema