Cinema
Crítica: Deus Local
Por Philippe Torres
O longa de terror uruguaio, dirigido por Gustavo Hernandez, conta a história de uma banda de rock alternativo que acabara de gravar um álbum bastante intimista. Em uma viagem para o interior, a banda busca uma locação excêntrica para filmar vídeos musicais. Encontram uma antiga mina que julgam perfeita para a filmagem, porém, dentro desta encontram um ídolo de pedra usado para assustar mineiros. Deus local. Logo, os músicos são forçados a viver eventos do passado que inspiraram as canções do disco. Utilizando-se de uma direção onde a câmera na mão é uma constante, o filme tenta trazer uma sensação de amadorismo nas imagens, como um documento de viagem dos personagens, bastante parecido com a lógica de Bruxa de Blair. A fotografia soma a perspectiva dita. Com pouca preocupação sobre a mesma, o breu natural é aproveitado sendo contrastadas com a luz de lanternas, imprimindo tensão as cenas. A insistência na alteração da profundidade de campo nos planos completa o sentido proposto, apesar de exagerado em alguns momentos. A narrativa não linear somada ao modelo dos atos divididos entre a história de cada uma das músicas (três músicas que representam os membros da banda de mesmo número de integrantes) foge do convencional, apresentando contos diferentes que, porém, se interligam. Apesar da paranormalidade, a película não apela para espíritos, demônios ou possessões. Ao contrário, o grande conflito/vilão do longa-metragem nada mais é do que o passado. Um filme, pode-se assim dizer, existencialista, apesar do gênero em questão.
loading...
-
Crítica: Dente Por Dente
Por Philippe Torres ?De olho por olho e dente por dente o mundo acabará cego e sem dentes?. O diretor sul-coreano Kim Ki-Duk, após Pietá, volta a investir na vingança para trazer sua nova história. O tema vem sendo recorrente no cinema do país,...
-
Crítica: O Mistério Da Felicidade
Por Philippe Torres O novo filme do diretor argentino Daniel Burman traz um modelo diferente do gênero mais repetitivo do cinema: A comédia romântica. Conta a história de Eugenio e Santiago, vivido magistralmente por Guillermo Francella, sócios...
-
Crítica: Coming Home
Por Philippe Torres Do diretor de O Clã das Adagas Voadoras, Herói e Lanternas Vermelhas, Zhang Yimou volta a trabalhar com a estrela chinesa Gong Li, que por sinal está magistral. Conta a história de um casal que é separado durante a revolução...
-
Crítica: Livrai-nos Do Mal [por Philippe Torres]
Por Philippe Torres O diretor de "Livrai-nos do Mal", Scott Derrickson, acumula em seu currículo seu quarto filme do gênero terror, tendo realizado cinco películas no total. Depois do sucesso obtido em "O Exorcismo de Emily Rose", vem gerando fracassos...
-
Crítica: Sin City: A Dama Fatal [por Philippe Torres]
Por Philippe Torres É inevitável a comparação de "Sin City: A Dama Fatal" com seu anterior. Robert Rodriguez mantém em seu mais novo trabalho toda a estética encantadora. Uma fotografia neo-noir com elementos de arte capazes de transmitir a essa...
Cinema