Crítica: Éden [Por Francisco Carbone]
Cinema

Crítica: Éden [Por Francisco Carbone]


Um Drama de Tintas Góticas

Por Francisco Carbone

Bruno Safadi percorreu um longo caminho até ver seu novo longa ganhar o circuito comercial. Mesmo após os festejados 'Meu Nome é Dindi' e 'Belair', que mostravam como o mítico Rogério Sganzerla foi crucial em sua formação como cineasta, servindo como mentor espiritual e inspiração, ainda assim foram necessários quase dois anos para que esse drama de tintas góticas ganhasse um lugar no circuito. Nem mesmo a consagração no Festival do Rio de 2012 foi suficiente; a hora no entanto é de celebrar, criador e criatura. Safadi continua imerso no cinema em que acredita, denso e de difícil apreciação (talvez esteja aí a resposta do atraso em seu lançamento). Sem concessões e sem medo de possivelmente afastar o público médio, 'Éden' incomoda e provoca na sua leitura sobre fé, redenção e o lado obscuro acerca das duas coisas, num ponto de vista bastante particular e nada acolhedor. Safadi aposta e mira num público não-infantilizado, que ande com as próprias pernas e sobreviva a elipses e soluções amargas. Com trabalho extraordinário de som e fotografia deslumbrante, o filme acompanha a via crucis de uma jovem gravida recém viúva, as voltas com a sedução religiosa de um pastor protestante, que parece almejar mais que sua conversão. Repleto de símbolos e significados secretos que encontram eco no estúdio paulista que serve como boia para o realizador e cuja homenagem ele já prestou e continua prestando em suas obras, 'Éden' parece abrir o que será o "ano de Leandra Leal". Protagonista da próxima produção global e a frente dos quatro mais instigantes filmes de 2014, Leal já pode descansar a respeito de prêmios esse ano. Junto ao hipnótico João Miguel, Leandra explode na tela e ajuda esse que é um dos mais inventivos filmes da temporada a encontrar voz, apelo e visibilidade. Aliado ao seu talento infinito, o projeto de Safadi se encaminha para tornar 2014 um ano especial e que já tem nele um representante certo para as listas de melhores do ano.



loading...

- Indielisboa 2015 Trará A Portugal Mia Hansen-løve E Whit Stillman
A 12ª Edição do IndieLisboa terá dois grandes homenageados, os Heróis Independentes do Festival 2015, os realizadores Mia Hansen-Løve e Whit Stillman, que estarão em Lisboa para apresentarem as suas repsetivas obras em duas retrospetivas integrais...

- Brasil Imita Portugal E Passa A Estrear Filmes Às Quintas
Em Portugal já é uma tradição os filmes estrearem às quintas, para assim as distribuidoras conseguirem rentabilizar ao máximo as bilheteiras durante o fim-de-semana, mas na maior parte dos mercados mundiais, os filmes estreiam às sextas. É assim...

- Crítica: O Lobo Atrás Da Porta [por Francisco Carbone]
Por Francisco Carbone Difícil escrever sobre esse filme, evitando spoilers e exageros elogiosos que levem até a uma pista qualquer de uma trama que desce melhor sem qualquer dessas coisas. Posso dizer então que o subúrbio carioca poucas vezes foi...

- Crítica: Night Moves [por Francisco Carbone]
Por Francisco Carbone Kelly Reichardt é uma grande diretora e roteirista, sabemos disso. Seu filme anterior, 'Meek's Cutoff', provou que ela está no caminho certo e ligeiro pra se tornar uma das grandes da atualidade. E se ela sempre abriu...

- Crítica: Belair
Ficha Técnica Diretor: Noa Bressane, Bruno Safadi Roteiro: Bruno Safadi, Noa Bressane, Rodrigo Lima Fotografia: Lula Carvalho, David Pacheco Montagem: Rodrigo Lima Edição de Som: Aurélio Dias Produção: Bruno Safadi e Noa Bressane Distribuidora:...



Cinema








.