Cinema
Crítica: Irmã Dulce
"Não é um filme de propaganda católica, é sobre uma mulher extraordinária. É claro que esperamos que os cristãos gostem, tenham um interesse especial. Mas o filme foi feito para todo mundo. Já conhecia a história de Irmã Dulce através da imprensa, pois quando era garoto, nos anos 1980, ela era uma figura bastante midiática. Resolvi fazer um filme realista - de ficção, mas realista. As atrizes assistiam ao ensaio da outra, davam palpite, faziam juntas o trabalho de cor e voz, dormiam juntas em um convento?, disse o diretor Vicente Amorim.
Por Fabricio Duque
Já dizia o ditado que ?não se deve misturar alhos com bugalhos?. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, devendo-se respeitar particularidades da real essência de se ser. Alguns filmes podem ?desmistificar? conceitos intrínsecos, outros podem ?adicionar? vivências por licença poética e há àqueles que visam um retrato fiel do ?personagem? escolhido, principalmente se for icônico e de cunho religioso. Em ?Irmã Dulce?, o cineasta Vicente Amorim (de ?Corações Sujos?, ?Um Homem Bom?, ?O Caminho das Nuvens?), escolhe a terceira opção e preza pela fidedignidade histórica, atendo-se apenas aos fatos reais, mas logicamente suavizando a trama com o gênero novela romanceada. Não é ruim. É apenas uma vertente. Um direcionamento. Um caminho pretendido. Não se poderia fugir desta estrutura ao contar a história da ?beata e bem-aventurada Dulce dos pobres?. Chamada também de ?o anjo bom da Bahia?, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (seu nome de batismo) personificou o principal dogma da Igreja Católica: ajudar servindo por obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 1988 pelo então presidente do Brasil, José Sarney, porém não ficou com o título. Em2011, foi beatificada pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador, sendo a beatificação o último passo antes da canonização. A cinebiografia, interpretada pelas atrizes Bianca Comparato (excepcional) e Regina Braga (mais novelesca ? sem interferir no contexto), transpassa da década de 1940 aos anos 1980, o filme mostra como a religiosa católica enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo as regras da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis ? personificados na figura do filho ?fictício? João (Amaurih Oliveira) ?, deixando um legado que perdura até hoje. É inevitável não referenciar a ?Mudança de Hábito?, de Emile Ardolino com Whoopi Goldberg, por causa da temática semelhança: a humanização da Igreja. No americano, a ?freira? foi ?obrigada?, aqui, a ?vocação? foi espontânea e ?influenciada? pela perda da mãe (?se rezar passa??). Como já foi dito, não se pode ?fugir? das características marcantes do gênero. Câmera lenta, flashbacks ora explicativos ora reafirmadores, manipulação sentimental à emoção, condução tradicional da trama, procura por um público mais familiar, reviravoltas fáceis, palatáveis e com polêmicas dosadas no limite do aceitável. Nada é ?duramente? criticado. Nem ninguém. A parte técnica cumpre seu papel, transpondo estrutura televisa ao cinema e se utilizando do classicismo visual a fim de não ?movimentar? a aceitação. Como se diz no popular: ?é pá pum?. Outra ?fuga? que o espectador não consegue é se emocionar em algumas partes, devido à carga emocional de realismo editado, mas aprofundado. Concluindo, um filme despretensioso que cumpre o propósito de ser o que é: uma biografia clássica no cinema, porém fornecendo menos artificialidade nos diálogos, como por exemplo, na parte da Bianca (rimos ? e muito ? com a sutileza naturalista do roteiro, escrito por L.G. Bayão e Anna Muylaert). Para ser visto com a família e em um bom momento de estreia, visto as ?ideias moderninhas? do novo Papa Francisco. E, por favor, ?sem pés atrás?.
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