Cinema
Crítica: Masaan
Por Fabricio Duque
Direto do Festival de Cannes 2015
Integrando a mostra competitiva do Un Certain Regard, "Masaan", a estreia na direção de um longa-metragem de Neeraj Ghaywan, arrebatou prêmios por "onde" passou, sendo escolhido pelo Fipresci e na categoria Futuros Promissores. Na justifica da escolha, o júri disse que este ano deu preferência ao primeiro filme "mantendo o espírito da descoberta" dos cineastas iniciantes, e que aqui, "o filme tem ambição e engajamento". O longa-metragem indiano procura mais a dramaticidade romanceada que a estrutura típica de Bollywood. Logicamente há músicas, claro, mas estão no funcionamento de interconexão dos elementos técnicos. A narrativa assume o gênero novelesco de drama romântico, pululando gatilhos comuns, clichês, obviedades, com uma palatável facilidade compreensiva, usando e abusando de todas as características americanas de Hollywood para manipular a cumplicidade do espectador. Não é de todo ruim. Mas também há autodestruição, mesmo com a "pegada" indiana de retratar costumes, regras e geografia, lembrando em muito "Quem quer ser um milionário?", de Danny Boyle. Para assistir com pipoca entre beijos apaixonados. Aguarde a crítica completa!
loading...
-
Festival De Cannes 2015 - Vencedores
O Festival de Cannes 2015 terminou com a entrega da Palma de Ouro ao drama "Dheepan", de Jacques Audiard. Embora não tenha conseguido convencer a crítica, "Dheepan" convenceu o júri presidido pelos Irmãos Coen, que preferiram esta obra aos mais elogiados...
-
Crítica: Les Deux Amis
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Les Deux Amis". Por incrível que pareça, no primeiro longa-metragem dirigido por Louis Garrel (filho de Philippe Garrel) exibido na Semaine de la Critique, falta o elemento ego (característica típica...
-
Crítica: Alias Maria
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 Integrando a mostra competitiva Un Certain Regard, o filme "Alias Maria", de José Luis Rugeles Gracia (de "García") padece pelo desprendimento utópico de seu diretor. A passionalidade torna-se...
-
Crítica: Marguerite & Julien
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Marguerite & Julien" é o novo filme de Valérie Donzelli (de "A Guerra Está Declarada"). É uma pena. O novo longa-metragem tenta captar a atmosfera de um conto de fadas realista, inserindo a...
-
Crítica: Je Suis Un Soldat
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Je Suis Un Soldat" é a estreia na direção de Laurent Lariviére. Há quem diga que precisamos ser condescendentes com o primeiro filme de algum diretor. Mas não. Até porque a maestria é como o...
Cinema