Cinema
Crítica: Mercado de Notícias
Por Fabricio Duque
Uma das características do cineasta gaúcho Jorge Furtado é a forma como traduz o erudito em uma versão pop contemporânea. Utilizando-se da fluidez narrativa, o diretor consegue transmitir naturalidade ao inserir elementos históricos, referências sarcásticas e sátiras perspicazes, com estrutura didática, que desperta interesse e curiosidade de cada um de nós. Em seu mais recente filme, ?O Mercado de Notícias?, um documentário sobre a mídia jornalística, baseado na peça de Benjamin "Ben" Jonson (dramaturgo, poeta e ator inglês da Renascença, contemporâneo de Shakespeare), explica-se, mas não em excesso, intercalando teatro filmado (de propósito artificial), entrevistas com jornalistas ?renomados?, gerando adjetivos contundentes e analisados sobre o jornalismo brasileiro. ?É um filme a favor e não contra o jornalismo?, diz o diretor, que tenta mostrar os dois lados da moeda, ?da transformação geral do jornal?, dos ?biscateiros ?pau pra toda obra??, ?da multiplicação da informação?, da ?revolução pós-Gutenberg (criador dos primórdios da imprensa)?, da ?verdade factual?, dos que ?vê, escuta e conta?, dos que ?pegam a informação, a organizam e dão uma lógica?. Furtado busca compreender a ?informação como mercadoria? e o ?discernimento de não esperar demais?, com ou sem ?dose de aposta?. Questiona o ?quanto mais coletivo melhor?, o futuro do jornal, a informação analógica, o ?museu de miudezas efêmeras?, Borges, que ?tudo é interpretação? e o blog, que é ?individualista e sem microfinanciamento?. A ?plataforma eleitoral? do diretor Jorge Furtado para divulgar seu novo filme contou com distribuição de santinhos da ?Nossa senhora do Perpétuo Espanto?, termo cunhado pelo jornalista Geneton Moraes Neto, padroeira de sua profissão.
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Crítica: Cordilheiras Do Mar: A Fúria Do Fogo Bárbaro
Por Fabricio Duque Talvez para se fazer um documentário sobre o mítico-icônico-cineasta Glauber Rocha, seja necessário ?apelar? as mesmas características do ?homenageado?, que é a verborragia hiperbólica, apoteótica e amadora. O jornalista Geneton...
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Crítica: Hamlet
Por Fabricio Duque Uma das características já marcantes no diretor Cristiano Burlan (de ?Amador?, ?Mataram Meu Irmão?) é a metalinguagem teatral. Em seu mais recente filme, ?Hamlet?, mais uma vez em fotografia preto-e-branco, sobre a versão...
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Crítica: A Princesa Da França
Por Fabricio Duque ?The Princess Of France?, do diretor argentino MATIAS PIÑEIRO, o mais novo queridinho de seu país, experimenta uma narrativa que busca abrigo na cinefilia francesa clássica (e nova de François Ozón) e de Tsai Ming Liang. Aborda...
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Primeira Página: Deu No Ny Times
A opinião (por Beatriz Watanabe, doutoranda do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ) Neste documentário recheado de depoimentos - cerca de 1h30 de muitas falas, portanto vá descansado e preparado para apreender muitos dados - podemos...
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Poucas Palavras: Pedro Furtado
Pedro Furtado, nasceu em Porto Alegre, 1984, é ator, filho do diretor de cinema Jorge Furtado. Atuou no filme ?Houve uma vez dois verões?, ?O Homem que copiava?, e na telenovela Mulheres Apaixonadas. VC: Você escolhe os filmes baseando-se na crítica?...
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