Crítica: Três Mundos
Cinema

Crítica: Três Mundos


Por Fabricio Duque

?Três Mundos? participou da seleção de Um Certain Regard do Festival de Cannes 2012 e aborda um dos temas mais característicos do cinema francês: a moral existencialista. A trama conta como um acontecimento trágico modifica, psicologicamente, a vida de três pessoas diretas e indiretas. A diretora francesa Catherine Corsini (de ?Partir?) busca abrigo nos filmes de Claude Chabrol para traduzir em tela as desventuras éticas de seus personagens. A narrativa pode ser referenciada a ?Instinto Materno? (ganhador do Berlinale) e ?Separação?, já que a crise moral impede a tranquilidade cotidiana. A estrutura apresentada de telecine corrobora a transformação da cinefilia em palatáveis produtos comerciais (com pretensão Cult). ?É narcisista ao tentar consertar a vida dos outros?, diz-se. A passionalidade típica dos franceses (com seus rompantes ingênuos de agir por impulso sem pensar nas consequências) dá lugar ao exagero interpretativo, quase de técnica sistemática. Opta-se pela ?zona de conforto?, pelos olhares artificiais e por um cinema-teatro que precisa da cumplicidade do espectador para existir. O interessante roteiro aos poucos resolve se arrastar e assim atende mais à estrutura americana (com seus cortes rápidos, plano e contraplano, sua música de efeito ? e sentimental), desequilibrando o resultado desenvolvido. A trama insere inúmeras reviravoltas e como não tem tempo, corre para resolvê-las. Concluindo, um filme-televisão no cinema.  



loading...

- Crítica: L'avenir - Things To Come
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Berlim13 de Fevereiro de 2016 Ainda é possível acreditar na cinematografia francesa, principalmente pela diretora Mia Hansen-Løve (de ?Eden" e ?Adeus, Primeiro Amor?) que busca corroborar a estrutura clássica...

- Crítica: Os Campos Voltarão
Por Fabricio Duque ?Os Campos Voltarão? reverbera o tema da guerra com viés existencialista e sinestésico, este adjetivo porque opta por aprisionar o espectador no universo abordado, traduzido com as definições de já ?morto?, desesperançoso, apático...

- Crítica: Chronic
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Chronic",  de Michel Franco (de "Depois de Lúcia"), da mostra competitiva principal, representa mais um filme que busca ?abrigo? no gênero de ator, focando exclusivamente no protagonista, interpretado...

- Crítica: Por Uma Mulher
Por Fabricio Duque ?Por Uma Mulher? representa o novo filme da diretora Diane Kurys (de ?Sagan?, ?Aniversário ? O Acerto de Contas?, ?Depois do Amor?). Assim como seus longas-metragens anteriores, este também se configura como uma obra autobiográfica....

- Crítica: Amores Inversos
Por Fabricio Duque Uma mesma história pode ser contada de várias formas diferentes, disse certa vez o cineasta Breno Silveira, sendo possível a reinvenção narrativa ou a corroboração de uma estrutura cinematográfica já conhecida. A diretora Liza...



Cinema








.