Crítica: Unimachi Diary (Our Little Sister)
Cinema

Crítica: Unimachi Diary (Our Little Sister)


Por Fabricio Duque
Direto do Festival de Cannes 2015

"Unimachi Diary (Our Little Sister)" de Kore-Eda Hirokazu, integra a mostra competitiva oficial, e utiliza assumidamente a estrutura narrativa da novela, porém mitigando o sentimentalismo barato característico do gênero ao referenciar quase explicitamente a cinematografia francesa clássica e também a do cineasta Hong Sang-Soo. A câmera apega-se ao artifício de "convidar" o espectador a participar, lentamente, com sutileza, das vidas de uma família, basicamente três irmãs que "agregam" um outra, filha "bastarda" que cuidou do pai doente e recem-falecido. A saga traduz-se por sensibilidades, picardias amigáveis, lembranças, fotos, memórias culinárias, em elipses temporais, como um big brother editado de ações cotidianas (que por sinal eu assistiria por horas). O filme está nos detalhes: a luz do outono, o vento no cabelo, o corpo sendo seco pelo ventilador. Elas vivenciam uma vida moderninha e perspicaz. Futebol para mulheres, o ato de comer rápido e muito, a cerveja. Há quem diga que é cliché ou sentimental, mas não é, na verdade o que vimos é a espontaneidade de vidas tentando a sobrevivência pela prazer e felicidade. Aguarde a crítica completa!



loading...

- Crítica: Mais Um Ano
Por Fabricio Duque ?Mais Um Ano?, do diretor britânico Mike Leigh (de ?Segredos e Mentiras?, ?O Segredo de Vera Drake?), busca abrigo na cinematografia clássica, especialmente pela não inclusão da trilha sonora, incidindo apenas em passagens elipses-temporais,...

- Crítica: Il Racconto Dei Racconti (tale Of Tales)
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Il Racconto Dei Racconti (Tale Of Tales)", de Matteo Garrone (de "Reality - A Grande Ilusão" e "Gomorra"), integra a mostra competitiva oficial. Este é um típico filme que se inicia como uma novela...

- Crítica: La Loi Du Marché
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "La Loi Du Marché", ou "The Measure of a Man", de Stepháne Brizé (de "Mademoiselle Chambon"), integra o gênero Big Brother com o gênero de Ator, pois retrata a existência de um personagem, seu...

- Crítica: Je Suis Un Soldat
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Je Suis Un Soldat" é a estreia na direção de Laurent Lariviére. Há quem diga que precisamos ser condescendentes com o primeiro filme de algum diretor. Mas não. Até porque a maestria é como o...

- Crítica: Chronic
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Chronic",  de Michel Franco (de "Depois de Lúcia"), da mostra competitiva principal, representa mais um filme que busca ?abrigo? no gênero de ator, focando exclusivamente no protagonista, interpretado...



Cinema








.