Cinema
ESPECIAL: edt. com RICARDO MIRANDA
Por Fabricio Duque
EDT. (http://edt.org.br/) é a primeira associação de profissionais de edição audiovisual do Brasil. Formada por editores, montadores, assistentes de edição, atuantes no Rio de Janeiro, e estudantes da área do audiovisual, foi fundada em março de 2012, e atualmente conta com quase 200 associados em seu quadro social. O Cineclube edt. estreou suas atividades apresentando o filme ?Idade da Terra?, de Glauber Rocha, na Cinemateca do MAM, no dia do aniversário de 32 anos da morte do diretor. Era desejo de Glauber que, a cada vez que o filme fosse exibido, a ordem dos rolos fosse aleatoriamente escolhida, o que não foi possível de se concretizar na época. Pois foi assim que ele foi exibido no MAM, aleatoriamente. Após a sessão, houve um animado debate com Ricardo Miranda, um dos montadores do filme, e Marta Luz, assistente de montagem.
Como uma homenagem póstuma ao mestre Ricardo Miranda, o Vertentes do Cinema, transcreve trechos importantes deste encontro único de ?discutir filmes como esse de coragem e genialidade?. ?Foram dois anos de montagem com a assistência da Marta, divididos em três montadores (Brasília, Rio de Janeiro e Salvador), 37 horas filmadas e 36 copiadas?, ?foi um trabalho por estímulo?, ?a versão final de 4h30min tornou-se 2h45min?, ?no Rio de Janeiro foi a menor?, ?Brasília teve um maior número de ?planos sequências??, ?tentamos arrumar a bagunça do Glauber?, ?era uma disputa para ver quem colocava o som mais alto?. Risos na plateia. Na época houve uma oportunidade no mínimo curiosa. ?Assistimos ao filme mudo de seis horas no Méridien para sentir a alma do filme?, ?foram ataques de prepotência?, não tendo ?créditos de início tampouco no fim?. ?Foi feito para passar de forma randômica?, ?o projecionista escolheria a ordem dos rolos a cada sessão?, dentro de um ?pensamento vitoriano?. ?Era o caos?, porque ?interferiria na montagem? e porque ?havia sorteios de planos?. Mas a ?Embrafilme colocou um letreiro?. ?Não é o corte do diretor, macro (estrutura) ou plano a plano, era o corte do projecionista (que se comportava como montador e diretor final do filme)?. ?Glauber mixou o filme sozinho com Nelson Ribeiro e tentou vendê-lo ao Coppola (Francis Ford)?. ?Corte e costura é mais gostoso?, filosofia da época que fez a plateia gargalhar. ?Foram dois anos de experimentação (de tudo)? e ?som direto para o Glauber era inexistente?. Descanse em paz, Ricardo Miranda! Crie um cinema novo aí!
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