Mostra: Robert Bresson [Instituto Moreira Salles]
Cinema

Mostra: Robert Bresson [Instituto Moreira Salles]


INSTITUTO MOREIRA SALES EXIBE sete filmes do diretor francês Robert Bresson, entre os dias 18 e 24 de fevereiro, incansável estudioso das especificidades da sétima arte. Os longas programados são: Mouchette (1967), Um condenado à morte escapou (1956), As damas do bosque de Bolougne (1945), O processo de Joana d?Arc (1962), O batedor de carteiras (1959), A grande testemunha (1966) e O dinheiro (1983), o último trabalho do diretor e considerado uma obra-prima do cinema mundial.

Em 1940, Bresson foi prisioneiro dos nazistas por um ano durante a Segunda Guerra. Dois anos mais tarde, dirige seu primeiro longa metragem, Anjos do Pecado (Les anges du péché - 1943). Em seguida, realiza As Damas do bosque de Boulogne (1945), cujo roteiro escreveu a quatro mãos com o poeta e cineastra Jean Cocteau, a partir do conto "Jacques, o Fatalista", de Diderot.

Durante os anos 1950, o cineasta inicia o estilo minimalista, que passa a caracterizar suas obras seguintes, como em Um condenado à morte escapou, cujo título faz acreditar que o protagonista irá escapar, mas frustrar a expectativa do público é justamente a estratégia que irá trazer o olhar do público para outro lugar.

Na década de 60, o cineasta para de trabalhar com atores, tentando fugir do que ele dizia ser o ?teatro filmado? e vai em busca de modelos, seres humanos com uma ?semelhança moral? com os personagens que queria levar para o cinema. Ele trabalhava com um método calcado em incansável repetição no set de filmagem, por acreditar que modelos não tinham nenhum cacoete teatral e que faziam leituras completamente brancas dos roteiros. Seu método chega a ser radical. Em A grande testemunha (Au hasard Balthazar, 1966), cujo personagem principal é um burrinho, fez questão de trabalhar com um asno sem nenhum tipo de adestramento prévio. A história do animal é retratada desde o seu nascimento até a morte, expressando o estilo bressoniano.

Considerado um dos mestres do cinema francês, Bresson utilizava em seus filmes os recursos de sonoridade, que sugeriam ao público o que estava acontecendo em cena e que potencializavam a capacidade de cada espectador em criar imagens mentalmente, resgatando assim os fragmentos de lembranças e sensações, antes esquecidas em suas memórias. Ele defendia seu método com frases como: ?O olho (em geral) é superficial, o ouvido profundo e inventivo. O apito de uma locomotiva imprime em nós a visão de toda uma estação de trem?.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira 18 de Fevereiro

14h30 - As damas do bosque de Boulogne (Les Dames du bois de Boulogne) de Robert Bresson (França, 1945. 86?)
16h30 - O processo de Joana d?Arc (Procès de Jeanne d?Arc) de Robert Bresson (França, 1962. 65?)
18h - O batedor de carteiras (Pickpocket) de Robert Bresson (França, 1959. 75?)
20h - O dinheiro (L?Argent) de Robert Bresson (França, 1983. 85?)

Sábado 19 de Fevereiro

14h ? A grande testemunha (Au hasard Balthazar) de Robert Bresson (França, 1966. 95?)
16h - Mouchette (Mouchette) de Robert Bresson (França, 1967. 78?)
18h - Um condenado à morte escapou (Un Condamné à mort s?est échappé ou Le Ven t souflle où il veut) de Robert Bresson (França, 1956. 99?)
20h - As damas do bosque de Bolougne (Les Dames du bois de Boulogne) de Robert Bresson (França, 1945. 86?)

Domingo 20 de Fevereiro

14h30 - O processo de Joana d?Arc (Procès de Jeanne d?Arc) de Robert Bresson (França, 1962. 65?)
16h - Um condenado à morte escapou (Un Condamné à mort s?est échappé ou Le Vent souflle où il veut) de Robert Bresson (França, 1956. 99?)
18h - O dinheiro (L?Argent) de Robert Bresson (França, 1983. 85?)
20h - A grande testemunha (Au hasard Balthazar) de Robert Bresson (França, 1966. 95?)

Terça-feira 22 de Fevereiro

14h30 - O dinheiro (L?argent) de Robert Bresson (França, 1983. 85?)
16h30 - Mouchette (Mouchette) de Robert Bresson (França, 1967. 78?)

Quarta-feira 23 de Fevereiro

15h30 - Mouchette (Mouchette) de Robert Bresson (França, 1967. 78?)
17h - O processo de Joana d?Arc (Procès de Jeanne d?Arc) de Robert Bresson (França, 1962. 65?)
18h30 - O batedor de carteiras (Pickpocket) de Robert Bresson (França, 1959. 75?)
20h - As damas do bosque de Boulogne(Les Dames du bois de Boulogne) de Robert Bresson (França, 1945. 86?)

Quinta-feira 24 de Fevereiro

15h30 - O batedor de carteiras (Pickpocket) de Robert Bresson (França, 1959. 75?)
17h15 - O dinheiro (L?Argent) de Robert Bresson (França, 1983. 85?)



loading...

- Michelle Pfeiffer Junta-se A Robert De Niro Em Malavita
A Variety revela que Michelle Pfeiffer vai juntar-se a Robert De Niro em "Malavita", um thriller de Luc Besson. O argumento deste filme foi escrito pelo próprio cineasta francês e vai-se centrar num mafioso reformado (Robert De Niro) que vive escondido,...

- Mostra Cinema Franco-Árabe Ccbb Rj
CINEMA FRANCO-ÁRABE - CCBB Rio de Janeiro - 6 a 28 de dezembro de 2011. Um recorte do cinema francês, o cinéma beur ou cinéma de banlieue, realizado por descendentes de imigrantes árabes. A mostra faz uma homenagem aos cineastas Abdellatif Kechiche...

- Mostra: Bruno Dumont
Bruno Dumont nasceu em 1958 em Bailleul, França. É um cineasta visceral que transita entre a sordidez bruta e a superficialidade. Seus diretores favoritos são Stanley Kubrick, Ingmar Bergman, Pier Paolo Pasolini, Roberto Rossellini, and Abbas Kiarostami,...

- Tiro Na Cabeça
A opinião O filme é experimental. Não há diálogos (mais de setenta e cinco minutos). Apenas dois ou três no final. Mas não é mudo. Há movimentos e barulhos de ambientação. Narrativa descritiva de momentos, respeitando o tempo de cada um. A...

- Os Maiores Realizadores De Sempre
O júri Cinebulição também deliberou sobre os maiores realizadores de sempre. A lista é dominada pelos americanos com 25 cineastas, secundados por franceses (8) e italianos (7) e depois por ingleses, alemães e russos com 4 cada. O mundo lusófono...



Cinema








.