Cinema
Prêmio SAV seleciona pesquisas sobre exibição, distribuição e mercado local
Image via Wikipedia O mercado cinematográfico e audiovisual brasileiro foi o grande tema abordado pelos três vencedores desta primeira edição do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010), cujo prêmio será a publicação do trabalho em formato de livro. Entre os três contemplados estão: Alice Dubina Trusz (RS), Hadija Chalupe da Silva (RJ) e Leandro Valiati (RS). Receberam menções honrosas as pesquisas de Newton Guimarães Cannito (SP) e Luís Alberto Rocha Melo (RJ).
Na categoria Tese de Doutorado, o trabalho de Alice Dubina Trusz, intitulado “Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908)”, investiga as práticas que caracterizaram a exploração comercial do cinematógrafo para fins de entretenimento desde a sua introdução na cidade, em 1896, até a abertura das primeiras salas permanentes especializadas na exibição cinematográfica, em 1908.
A distribuição de filmes nacionais foi o tema do trabalho de Hadija Chalupe da Silva, vencedor na categoria de Dissertação de Mestrado. Na obra, a autora propõe um estudo comparativo das formas de inserção do filme nacional no mercado brasileiro, analisando as formas de distribuição de um filme feito com uma grande campanha de lançamento, o lançamento de um filme médio e lançamento de filme miúra. Como objeto de estudo, foram escolhidos cinco filmes lançados no ano de 2005: “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira; “Cabra Cega”, de Toni Venturi; “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington; “Cidade Baixa”, de Sérgio Machado; e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes.
Por fim, na categoria de Pesquisa Independente, realizada fora do âmbito acadêmico, foi premiado o trabalho de Leandro Valiati. A pesquisa “Mercado de Cinema Gaúcho: Indicadores e Tendências” analisa o mercado de trabalho, a produção e seus efeitos multiplicadores, e o mercado de exibição. A intenção do autor é contribuir para a formação de um método de análise que permita a construção de programas de ação técnicos consistentes, com o objetivo de buscar a sustentabilidade a partir de uma gestão eficiente.
A menção honrosa na categoria de Tese de Doutorado foi concedida ao trabalho “A TV 1.5 - A Televisão na Era Digital”, de Newton Guimarães Cannito. Na categoria Dissertação de Mestrado, Luís Alberto Rocha Melo recebeu a menção honrosa pela pesquisa “Argumento e roteiro: o escritor de cinema Alinor Azevedo”.
Comissão de Seleção
A Comissão de Seleção do Prêmio SAV foi composta por cinco pesquisadores de reconhecida atuação acadêmica: André Piero Gatti, Aida Marques, Arthur Autran, Kátia Augusta Maciel e Mariana Baltar, e contou com a coordenação executiva de Alessandra Meleiro. De acordo com o texto final dos jurados, os trabalhos premiados destacaram-se pela qualidade e contribuem para preencher lacunas na literatura existente e estimular novas investigações nessas frentes.
Os membros da comissão também ressaltaram a diversidade de abordagem das pesquisas, apontando para a maturidade do campo de estudos do cinema e do audiovisual brasileiro. “Uma diversificação de enfoques e recortes que vai além da nossa importante tradição de reflexões com base em análises fílmicas e pesquisas sobre autores e filmografias; começando a preencher lacunas no campo ao empreender aportes que teorizam sobre o aspecto histórico, sobre os gêneros narrativos, a recepção, a crítica, a interface com outras artes e mídias, a experiência cinematográfica que ultrapassa o filme em si, como demonstram os trabalhos dos nossos finalistas”, escreveram no texto final, em conjunto.
O secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, considera que a primeira edição do prêmio reflete a ampliação do escopo da SAV operada nessa gestão, que motivou a criação de novos concursos públicos, incluindo projetos de pesquisa em tecnologias audiovisuais e, agora, também a área acadêmica de pesquisa e reflexão sobre o campo ampliado do cinema. “O êxito dessa primeira experiência nos induz a incluir o Prêmio SAV de Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual na relação de nossos editais anuais”.
Para o diretor de programas e projetos audiovisuais da SAV, Adilson Ruiz, o concurso ajuda a fomentar a reflexão e a construção de uma massa crítica para o audiovisual. “O prêmio amplia os diversos segmentos do setor e atende às prerrogativas da SAV de formulação de políticas mais amplas. Esperamos que ele seja mantido e já está nos nossos planos duplicá-lo neste ano de 2010”, adiantou.
Inscrições
Ao todo, concorreram 73 candidatos, 49 deles residentes na região Sudeste (67,1%), 15 na região Sul (18,9%), 6 no Nordeste (7,5%) e 3 no Centro-Oeste (3,7%). A ideia do prêmio é incentivar a produção científica e cultural do país, selecionando três pesquisas que abordem o cinema e o audiovisual brasileiro em suas mais diferentes manifestações.
A primeira edição do concurso foi aberta para pós-graduandos, pós-graduados e pesquisadores independentes sem vinculação ou titulação acadêmica. A premiação será a publicação de um livro impresso para cada modalidade.
A idealização e coordenação técnica do Prêmio SAV foi do Instituto Iniciativa Cultural, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da instituição Ecofalante.
Sobre a SAV
A Secretaria do Audiovisual (SAV) é órgão específico e singular da estrutura organizacional do Ministério da Cultura. Suas competências principais são a elaboração da política nacional do cinema e do audiovisual; a elaboração de políticas e diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria cinematográfica e audiovisual brasileira; o planejamento, promoção e coordenação das ações necessárias à difusão, preservação e renovação das obras cinematográficas e de outros conteúdos audiovisuais brasileiros, bem como à pesquisa, formação e qualificação profissional, além da representação do Brasil em organismos e eventos internacionais relativos às atividades cinematográficas e audiovisuais.
Em 2008, a SAV promoveu uma redefinição de seu escopo de atuação, tomando por base um diagnóstico das dinâmicas audiovisuais que incidem sobre os hábitos contemporâneos dos brasileiros.
Três grandes áreas de atuação foram sistematizadas: Cinema (envolvendo infraestrutura, produção, distribuição e difusão); Televisão e Vídeo (com ações de produção, teledifusão, distribuição e implementações voltadas para a TV digital); e Plataformas Digitais (abarcando Internet, Jogos Eletrônicos, Arte Digital e pesquisa de novos modelos de negócio).
Ao mesmo tempo, foram identificadas seis grandes linhas de ações transversais, que perpassam as áreas acima: Legislação; Relações Internacionais; Reflexão e Pesquisa; Formação; Preservação; e Assessoria Parlamentar.
Sobre o Instituto Iniciativa Cultural
O Instituto Iniciativa Cultural é uma organização social, sem fins lucrativos, que visa gerar atividades que auxiliem na reflexão do universo cultural nacional e internacional e dar suporte a formulação e implantação de mecanismo de fortalecimento das cadeias de valor da economia da cultura, além de criar um núcleo permanente de informações sobre as indústrias criativas no Brasil. Consta, entre seus sócios fundadores, a pesquisadora Alessandra Meleiro, o jornalista José Márcio Mendonça, entre outros.
Em seu primeiro ano de existência, 2007, o Instituto Iniciativa Cultural idealizou e produziu a coleção de livros Cinema no Mundo: indústria, política e mercado, que contou com cinco volumes: Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina e África, com patrocínio da Sony Brasil Ltda. Neste mesmo ano veiculou o programa Cultura e Criação na rádio Eldorado, apresentado por Alessandra Meleiro, trazendo notícias e análises da vida cultural brasileira e internacional.
Em 2008, além do Ciclo de Conferências "Cinema brasileiro: Desafios culturais e econômicos", que ocorreu em dezembro, no Cinesesc, o Instituto foi o realizador da exposição “Rebobine, Por Favor”, que ocorreu no Museu da Imagem e do Som, além de ter participado da 12a. Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (XII UNCTAD), em Accra, Gana, e inúmeros outros fóruns de discussão sobre políticas culturais, nacionais e internacionais. Ainda neste ano, o instituto apoiou a mostra de filmes Imagens do Oriente, em sua segunda edição, ao trazer para o Centro Cultural São Paulo 42 filmes do Líbano, Palestina, Irã, Síria, Jordânia e Paquistão.
Em 2009, a instituição criou o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual, juntamente com o Cebrap (www.cenacine.com.br), organizou o simpósio “Transnational Brazilian Cinema” em Londres, e a Mostra Internacional “Live Cinema” no Sesc Pompéia, em São Paulo. Em 2010 lançará a coleção de livros “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”.
Assessoria de imprensa
Cinnamon Comunicação
Marione Tomazoni
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