Salas de Cinema Continuam a Perder Público e Receitas em 2013? Se Calhar a Culpa é Dos Filmes de Animação
Cinema

Salas de Cinema Continuam a Perder Público e Receitas em 2013? Se Calhar a Culpa é Dos Filmes de Animação


 
Segundo os dados oficiais do Instituto do Cinema e Audiovisual, entre Janeiro e Julho de 2013, as salas portuguesas de cinema perderem cerca de oitocentos mil espectadores face ao que foi registado em igual período do ano passado. Esta perda de esperadores materializou-se numa quebra nas receitas na ordem dos quinze milhões de euros. Estes dados vêm apenas confirmar que 2013 está a ser um ano particularmente mau para as salas de cinema que, embora não tenham registado uma quebra no número de estreias, continuam a perder muitos espetadores. Esta quebra acentuada pode ser explicada por um conjunto de fatores externos e internos que passam pela pirataria online, pela crise económica e pelo inesperado encerramento de aproximadamente oitenta salas de cinema em todo o país. O conjunto destas e outras possibilidades explica facilmente esta quebra, mas gostaria aqui de lançar para a fogueira das hipóteses mais uma teoria que me parece pertinente. Ao analisar os dados do ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) referentes a 2012 observei que, entre os cinco filmes mais vistos do ano transato, estão três filmes de animação: ?Madagascar 3? com 632 mil espetadores, ?Ice Age: Continental Drift? com 507 mil espetadores e ?Brave? com 397 mil espetadores. Este ano também há três filmes de animação entre as cinco longas-metragens mais vistas nas salas de cinema, mas todos eles registam, até ao momento, um número de espetadores muito inferior ao registado por ?Brave?, que teve a pior performance comercial dos três principais blockbusters animados do ano passado. ?The Croods? já não pode alterar o seu registo de 264 mil espetadores porque já saiu das salas de cinema, mas ?Monsters University? e ?Despicable Me 2? ainda podem juntar mais uns quantos milhares ao seu atual e respetivo registo de 239 e 228 mil espetadores, mas mesmo que sejam vistos por mais cem mil espetador (algo que parece improvável), não conseguirão ultrapassar a número de espetadores de ?Brave?. A performance ainda precoce de ?Turbo? também não permite augurar nada de bom para os registos comerciais dos filmes animados deste ano que, pelos vistos, são os principais culpados pela perda de espetadores das salas de cinema portuguesas. Por esta altura em 2012, ?Madagascar 3? e ?Ice Age: Continental Drift? já tinham conseguido levar, em agregado, mais espetadores às salas de cinema do que o conjunto de todos os filmes de animação que já estrearam em 2013. Estes dados impressionantes e surpreendentes permitem-me concluir que os portugueses estão de facto a ir menos ao cinema, mas os grandes afetados não são os dramas, as comédias ou os blockbusters live-action, mas sim os filmes de animação, que não estão a conseguir cativar e convencer o público a irem ao cinema. Isto pode explicar-se, mais uma vez, pela crise económica, que está a impedir muitas famílias portuguesas de irem em conjunto ao cinema, mas parece que há outra possibilidade que não pode ser ignorada. Será que as crianças e os seus pais já não gostam de ver no cinema todas as grandes produções de animação dos principais estúdios americanos? Será que estes filmes estão a perder o seu encanto perante as opções que existem na televisão e no vídeo-on-demand? Será que o público prefere ser mais selecto neste tipo de filmes do que em produções de outros géneros? Será que as crianças estão a pedir cada vez menos aos seus pais para irem ao cinema ver um filme de animação, porque estão a perder o gosto de ir a uma sala de cinema ver um filme? Ainda é cedo para dar uma resposta concreta a todas estas perguntas, mas acredito que as dificuldades financeiras dos portugueses aliadas à crescente perda de encanto e relevância das salas de cinema e dos filmes de animação, pode ajudar a explicar as performances medianas (mas ainda assim muito acima da média nacional) de produções como ?Despicable Me 2? e ?Monsters University? que, numa outra altura, teriam quebrado facilmente a barreira dos quatrocentos mil espetadores, que este ano ainda só foi superada por ?Fast & Furious 6?. Será que "Planes" da Pixar Animation vai inverter a tendência atual?



loading...

- Portugueses Têm Ido Mais Vezes Ao Cinema E Nos Audiovisuais Lidera O Mercado
Segundo dados oficiais divulgados pelo ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, as salas de cinema portuguesas registaram uma afluência global de 6.616.588 espectadores entre Janeiro e Junho de 2015, representando assim um crescimento de mais de 20%...

- Já Abriu Em Lisboa O @cinema, Um Novo Espaço Dedicado Ao Cinema
Os apreciadores de cinema têm agora mais um espaço cultural dedicado ao cinema em Lisboa, já que reabriu ontem, 12 de Dezembro, o complexo de cinema localizado no Saldanha Residence, que agora tem o novo nome de Espaço @Cinema. Este novo complexo...

- A Gaiola Dourada Já Foi Visto Por 750 Mil Portugueses
É mais uma grande vitória para "A Gaiola Dourada", a produção luso-francesa protagonizada por Joaquim de Almeida e Rita Blanco, que por estes dias tornou-se num dos dez filmes mais vistos no nosso país desde 2004, altura em que o ICA começou a contabilizar...

- A Gaiola Dourada Já é O Filme Mais Visto Do Ano Em Portugal. O Canal Mgm Promoveu Duas Sessões Especiais Do Filme
Já são conhecidos os dados preliminares do box-office nacional do passado fim-de-semana (29 de Agosto a 1 de Setembro) e, pela quinta vez consecutiva, a comédia familiar luso-francesa ?A Gaiola Dourada? voltou a ser o filme que mais espetadores acumulou...

- Crítica - Monsters University (2013)
Realizado por Dan ScanlonCom Billy Crystal, John Goodman Já era hora do duo monstruoso Mike e Sulley voltar às salas de cinema com uma nova aventura. Para ser mais correto, ?Monsters University? não é bem uma nova aventura, mas sim uma velha aventura,...



Cinema








.