Se existe uma boa definição para os primeiros minutos (e muitos outros) de Sete Vidas, essa, criada pelo Vítor Verríssimo, é a melhor de todas. Arrastado e sem cabimento, o filme vai embalando os espectadores de maneira tão pouco convidativa que é difícil não cair no sono.
A história não tem pé nem cabeça e se não fossem as muitas imagens e enquadramentos interessantes os motivos para sair da sala de projeção eram maiores e melhores. As coisas só começam a melhorar depois da entrada de Rosario Dawson. Não pela beleza da morena, mas porque sua aparição começa a dar algum ritmo ao filme.
Aí chegamos a um final exageradamente melodramático até para os padrões estadunidenses. Como se não fosse suficiente todo o dramalhão, ainda temos uma cena onde um personagem, depois de quase duas horas de projeção, explica tudo aquilo o que vimos (como se o público fosse imbecil e incapaz de compreender o que acabara de ver) a outro e, como tudo pode ficar ainda pior, o desfecho derrama as lágrimas que ainda resistiram até então.
Uma grande bobagem, que não se preocupa com tempo, ritmo, verossimilança e muito menos acredita na capacidade dos espectadores. Daqueles que deve ser visto por obrigação ou castigo.
Para não dizer que tudo é ruim, Will Smith tem um bom olhar triste e a fotografia de Philippe Le Sourd é ok.
Um Grande Momento
Apesar de tudo, existe um bom momento. Vamos brincar de "e se..."
- Sete Vidas (seven Pounds)
Existem filmes que deixam uma péssima sensação por ter um final ruim. Sabe aquela história de que a última impressão é a que fica? Exato! Muitos filmes são estragados com péssimos desfechos, mas estamos diante de um que em seu final deixa a...
- Mother
(Madeo, KOR, 2009) Mother é um daqueles filmes que conquistam a platéia logo na primeira cena. A imagem belíssima e a música criam o clima para uma mulher que dança despreocupada no campo. De cara, nos conectamos àquela mulher e prestamos atenção...
- Corumbiara
(Corumbiara, BRA, 2009) Em 1985 o indigenista Marcelo Santos denunciava o massacre de toda uma aldeia em Corumbiara, região do sul de Rondônia. Como interesses sempre falam mais alto no nosso país, as denúncias sequer foram investigadas e os poderosos...
- La Próxima Estación
(La próxima estación, ARG, 2008) A diferença entre o bem público e o privado são o tema principal do novo filme de Fernando E. Solanas. Grande documentarista, o diretor sempre ganha pontos ao subverter o gênero e valorizar sua visão dos fatos narrados....
- Imax: Estação Espacial 3d
(Space Station 3D, EUA/CAN, 2002) Há um tempo atrás contei como menti as sensações do IMAX pela primeira vez. Levar os meus filhos, tão cinéfilos quanto eu, para sentir as mesmas coisas virou quase uma obrigação e a ida do Digo para São Paulo...