Um Conto Chinês
Cinema

Um Conto Chinês


Ficha Técnica

Direção: Sebastián Borensztein
Roteiro: Sebastián Borensztein
Elenco: Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Javier Pinto, Ignacio Huang
Fotografia: Rolo Pulpeiro
Música: Lucio Godoy
Direção de arte: Laura Musso
Figurino: Cristina Menella
Edição: Pablo Barbieri Carrera e Fernando Pardo
Produção: Pablo Bossi, Juan Pablo Buscarini, Gerardo Herrero, Axel Kuschevatzky, Ben Odell
Distribuidora: Paris Filmes
Duração: 93 minutos
País: Argentina/ Espanha
Ano: 2011
COTAÇÃO: ENTRE O BOM E O MUITO BOM




A opinião

?Um Conto Chinês?, baseado em fatos reais, conta a história de um homem recluso em sua casa, que por acontecimentos passados, que serão explicados ao longo da trama, não consegue manter um relacionamento interpessoal, o definindo como impaciente, e agressivo em muitos momentos, dizendo sempre a verdade. Roberto, interpretado por Ricardo Darín, um ícone do novo cinema argentino (de ?O Segredo dos Seus Olhos?, ?Filho da Noiva?, ?Nove Rainhas?, entre muitos outros), é metódico e sistemático em suas ações cotidianas. Realiza sempre tudo do mesmo jeito, impossibilitando a vontade de mudança, que pode ser entendida por comodismo sentimental e medo defensivo. O diretor Sebastián Borensztein (de ?A Sorte Será Lançada?, ?Sem Memória?), filho do famoso comediante argentino Tato Bores, apresenta o seu terceiro longa-metragem, também assinando o roteiro, que imprime um tom de humanização ao protagonista, quando o define, respeitando as suas manias e idiossincrasias.

É comum a este cinema a característica de não julgamento, apenas de retratar o ser humano como realmente é. O ator principal, curiosamente, desde o início de sua carreira, escolhe (ou é escolhido) papéis independentes ? e autorais (que intensificam a interpretação), com roteiros que manipulam o espectador (positivamente) e filmes com alta experimentação técnica (como é o caso de ?O Segredo dos Seus Olhos? e sua cena incrível do estádio). Este último é visível logo no começo deste filme em questão, quando a câmera vira de baixo para cima, pondo em prática uma interação estética.

Porém é um dos únicos momentos em que isso aparece de forma explícita, complementada pela sequencia que atravessa o vidro da porta. Nos outros, há aproximação sutil da câmera, dentro de um universo que conta histórias absurdas, que são lidas por Roberto. O roteiro ao realizar a digressão narrada põe o personagem vivendo a fantasia do que é abordado, diferentemente do início (que é real, mesmo sendo inacreditável). A cena pré-abertura (de humor-negro e tragicômica) encontra-se na China, em um barco num rio qualquer, com um casal aparentemente apaixonado. Ele vira-se para pegar as alianças e então um acontecimento inesperado e trágico: uma vaca cai do céu, literalmente. Aos poucos, entendemos que o porquê desse evento estranho. Com subtítulo de ?Histórias de pescador ou para boi dormir?, o diretor direciona quem assiste ao universo do exagero e de fábula realista. Nosso personagem trabalha em uma loja de ferramentas, que foi de seu pai.

Há nele uma paciência beirando o limite aos clientes (desconfiados, ou que o fazem gastar tempo e ou os que perturbam mesmo ? como o maníaco por estética) e à contagem de parafusos de uma caixa (inspecionando um por um até o final ? 350). Assim, Roberto passa o seu dia-a-dia, falando sozinho com sua mãe, colecionando miniaturas de todo o mundo (por encomendas), lendo notícias absurdas em jornais e recortando as mais interessantes. O seu passado é presente. Ele não consegue a libertação. Primeiro com a ligação com sua mãe, que não a conheceu, depois pela perpetuação de seu pai. Ele tem dificuldades em manter um relacionamento. ?Você tem a nobreza e a dor?, diz-se. A fotografia possui tom acinzentado, quase sem cor, contrastando com a vivacidade de alguns detalhes. Por tudo que passou, aprendeu a vivenciar sua individualidade de forma plena, sem brechas.

Não há espaço para o outro. Personifica a característica marcante deste povo: a impaciência cultural, permitida e aceitável por seus próximos. Em determinado momento, dentro de sua vida projetada, acontece algo. Um chinês é posto para fora de um taxi. A primeira pessoa a frente desse estrangeiro, que não fala espanhol, é Roberto, que pode ser considerado excêntrico, mas que sente pena e culpa, o humanizando. Eles não se entendem. Não falam a língua um do outro, mas se comunicam por gestos (que passam a mensagem pretendida). Roberto investiga a fim de ?ajudar? o chinês, porque por um lado livra-se do problema imposto e recupera a sua ?liberdade?, esquentando-se (e socando) com quem não é legal. A história do estrangeiro aos poucos é contada. Veio preso em um navio. Ali, troca uma cela por outra. ?Não estou acostumado a ficar com outras pessoas?, diz. O estrangeiro precisa encontrar seu tio. O protagonista então segue em uma busca implacável a fim de excluir a presença do convidado incomodo. Impõe o prazo de sete dias.

?Se não, eu vou explodir?, diz. O chinês, o mesmo da história da pré-abertura, possibilita a ele uma libertação, recomeçar e vencer o mau humor latente e tão impregnado de sua alma. ?Tudo tem sentido?, diz o ?intruso?. De pouco em pouco, ele percebe a sua mudança e parte a um futuro diferente do que era antes. Aguarde o final dos créditos. Há cenas adicionais. Concluindo, um filme despretensioso, leve, que deixa acontecer, respeitando a inerência de seus personagens, não os julgando, mas fornecendo soluções para que essa transformação aconteça. Um filme que se perde em alguns momentos, criando um vazio narrativo. Vale a pena assistir. Recomendo. Levou mais de um milhão de pessoas aos cinemas argentinos. Seu orçamento foi de US$ 5 milhões.


O Diretor

Sebastián Borensztein nasceu em? ?22? ?de abril de 1963 , em? ?Buenos Aires. Filho do famoso ator cômico Tato Bores,? ?formou-se pela Universidad del Salvador na carreira de Ciências da Comunicação.? ?Ele é responsável por escrever e dirigir quase todos? ?os seus projetos,? ?e foi pioneiro na implementação? ?da unidade de tratamento para? ?filme de televisão.? ?Seu início foi com publicidade,? ?em meados dos anos? ?80.? ?Depois? ?trabalhou como produtor,? ?escritor e diretor de seu pai, entre 1988 e 1994,? ?o que lhe valeu inúmeros prêmios .? ?Criou a minissérie? "?O fiador?" ?para o qual ele venceu todos os elogios,? ?quatro prêmios Martín Fierro ,? ?inclusive prêmios de melhor diretor e Fundo de TV Broad Casting,? ?a nomeação? ? ao prêmios Emmy e da prestigiada Argentores ,? ?atribuído pela Asociación Argentina de Autores.? ?Em 2000 foi agraciado com o prêmio Konex como um dos cinco melhores diretores da década e no mesmo ano criou? "?Tempo? ?Final ?"?,? ?emitido na Argentina pela Telefe durante os anos de 2000 , 2001 e 2002 e atualmente vai ao ar em mais de? ?50? ?países.? ?Em 2005 ,? ?ele concentrou sua carreira no cinema,? ?em filmes. Sua estreia? "?A sorte está lançada?" (?2005?)? ganhou prêmios internacionais,? ?incluindo o Prémio da Crítica para o Discovery da França,? ?o Latino Film Festival Toulouse? (? 2006 ?)?,? ?o prêmio Rail D'Oc concedida pelo mesmo festival,? ?o prêmio de Melhor Roteiro no Festival Latino de Cinema de Trieste,? ?eo Prémio do Público no mesmo festival.? ?Seu segundo longa-metragem? ?é? ?chamado? "?Out of Memory?"?,? ?escrito com Benjamin Odell  para Lionsgate e Televisa.? ?



loading...

- Prémios Da Associação De Críticos De Los Angeles 2012 - Vencedores
A Associação de Críticos de Los Angeles atribuiu os seus prémios aos melhores filmes do ano. O novo filme de Michael Haneke, "Amour", venceu o Prémio de Melhor Filme, mas foi Paul Thomas Anderson que venceu o Prémio de Melhor Realizador. Os críticos...

- 7 Cajas Vence O Festival Internacional De Cinema De Brasília
"7 Cajas" venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Brasília 2013. O filme é uma produção paraguaia que segue a história de um jovem que recebe a proposta incomum de carregar consigo sete caixas, de conteúdo desconhecido. O...

- Rápidas E Rasteiras: Vencedores Do Independent Spirit Awards 2013
O Independent Spirit Awards é uma premiação dedicada aos melhores filmes independentes e aos profissionais neles envolvidos. A premiação aconteceu na noite de ontem, véspera do Oscar. Confiram abaixo os vencedores: Melhor Filme O Lado Bom da Vida ...

- Especial: Confira O Roteiro Do Oscar 2012
  Com uma duração prevista de praticamente 3 horas e com um monólogo de abertura confirmado, confiram a ordem dos prêmios que serão entregues no evento de logo já! Veja a lista de vencedores aqui Billy Crystal - Monólogo de AberturaEntrega...

- Rápidas E Rasteiras -vencedores Cannes 2011
Mais uma lista que havia passado despercebido por nós. Prometo que ano que vem não iremos cometer este erro! Vou colocar aqui, pois estou fazendo um apanhado de todos os prêmios e assim vou fazer minhas apostas para o Oscar! Verei todas as premiações...



Cinema








.