Cinema
Um Homem Misterioso
Ficha TécnicaDireção: Anton Corbijn
Roteiro: Rowan Joffe, Baseado No Livro A Very Private Gentleman De Martin Booth
Elenco: George Clooney, Irina Björklund, Johan Leysen, Paolo Bonacelli, Thekla Reuten
Fotografia: Martin Ruhe
Música: Herbert Grönemeyer
Direção De Arte: Denis Schnegg e Mikael Varhelyi
Figurino: Suttirat Anne Larlarb
Edição: Andrew Hulme
Efeitos Especiais: Modus Fx / Panorama Film & Teatereffekter
Produção: Anne Carey, George Clooney, Jill Green, Grant Heslov e Ann Wingate
Estúdio: Focus Features / Greenlit Rights / Smoke House / This Is That Productions
Distribuidora: Focus Entertainment
Duração: 105 Minutos
País: Estados Unidos
Ano: 2010
COTAÇÃO: ENTRE O REGULAR E O BOM
A opinião?Um homem misterioso? é a tradução do original ?The american?. Logo, o espectador, mesmo antes de assistir ao filme, percebe que a trama envolverá um americano misterioso. Acrescenta-se saber que quem dirigiu foi o da biografia ficcional de Ian Curtis, do Joy Division, ?Control?. Se incluir a informação que o protagonista é George Clooney, um excelente ator, que realiza trabalhos impecáveis, um atrás do outro, a curiosidade torna-se tamanha e impossível de se esperar. Assim, o espectador embarca no roteiro inspirado no romance de Martin Booth ?Um homem muito reservado?(A Very Private Gentleman), adaptado por Rowan Joffe. O longa comporta-se de dentro para fora. Busca o interno de seus personagens. A maioria das cenas é a presença de George, que também produz o filme. Não há como negar que ele é um excelente ator, sendo isso o que o roteiro usa para conseguir segurar a atenção do espectador em uma história morna, permeada de clichês e melodramas. Jack é um assassino solitário e nômade. Após uma missão particularmente difícil na Suécia, vai para a Itália. Seu agente, Pavel, recomenda-lhe sair de Roma e recolher-se no interior.
Com uma nova identidade, Jack se instala em uma pequena cidade medieval, onde fica amigo do padre local e inicia um romance com a sensual Clara. Lá, é contratado para construir uma arma para uma misteriosa mulher chamada Mathilde. Mas, aos poucos, começa a desconfiar de que ela esteja envolvida com as mesmas pessoas que tentaram mata-lo na Suécia. As conversas não convencem e transpassam a sensação de superficialidade. A narrativa é lenta, detalhista, simétrica e perfeccionista. Mas esses adjetivos são utilizados na contramão. Há um padre dando lição de moral, há prostitutas que morrem e que se apaixonam. Há personagens em redenções, culpas, arrependimentos e desejando novas vidas e recomeços. O roteiro manipula as próximas etapas da trama, fazendo de maneira competente. A atmosfera é a da espera. Pressente-se algo a todo instante. Quem está do outro lado da tela sente o suspense silencioso e a dúvida. Algo pode acontecer ou não. Contudo, isso é irrelevante. O que se absorve aparece como existencialista. Um homem misterioso, precavido, inteligente, sagaz e perspicaz está diferente. ?Você não é como antes, Jack?, diz-se. Ele resolve experimentar vivências próprias. O amor é uma delas. A tranquilidade e a paz são os reais objetivos ao futuro.
As referências são constantes e presentes, trabalhadas como homenagem. Há o faroeste de Sergio Leone, há borboletas ?Tão lindas e não são perigosas?, aludindo a mulheres da vida de seu personagem e de como ele as percebe. Jack, o homem borboleta, pela tatuagem em suas costas, busca a beleza pura e simples. Há ?Tu Vuò Fà L'Americano?, mesmo tema de ?O Talentoso Ripley?, de seu amigo e companheiro de trabalho Matt Damon. A homenagem estende-se já que as ruas trabalhadas, neste caso à noite, são as do filme de Matt. O lugar perdido, antes na Suécia, depois no sul da Itália, é desejado, por causa de seu bucolismo e da possibilidade de se andar sem a iminência de se levar um bala. O final é um dos mais pobres de todos os tempos do cinema. É tão melodramático que chega a ser brega e patético. Outra linha de escolha ingênua (e pobre) é quando se aborda a relação entre a igreja e o lado sórdido do ser humano. Mais clichê ainda. Concluindo, o elemento que se deve levar em conta é a interpretação contida, aprofundada e necessária de um dos melhores atores do cinema atual, George Clooney.
O DiretorNasceu em 1955, na Holanda. Fotógrafo especializado no mundo da música, iniciou sua carreira em 1975. Como diretor, iniciou sua carreira dirigindo vídeo clips. Em 2007, realizou seu primeiro longa-metragem Control, Melhor Filme nos British Independent Film Awards e Menção Especial na Quinzena dos Realizadores de Cannes.
loading...
-
Crítica - The American (2010)
Realizado por Anton Corbijn Com George Clooney, Violante Placido, Thekla Reuten, Paolo Bonacelli, Johan Leysen O cineasta Anton Corbijn é mundialmente conhecido por ter realizado vários vídeos musicais de vários artistas conceituados como os U2 ou...
-
The American - Segundo Trailer & Poster
Realizado por Anton Corbijn Com George Clooney, Violante Placido, Thekla Reuten, Paolo Bonacelli Género - Thriller Estreia Mundial ? 1 de Setembro de 2010 Sinopse - Jack (George Clooney) é um assassino profissional com um histórico impecável que...
-
Crítica: Um Homem Misterioso (the American)
Quando massivamente reclamamos dos títulos traduzidos, para língua portuguesa, temos um propósito. Certas vezes isso pode ser até mesmo perigoso e gerar expectativas que não comportam com o que será apresentado em cena. Convidei um monte...
-
Vejo Você No Próximo Verão
Ficha Técnica Direção: Philip Seymour Hoffman Roteiro: Robert Glaudini Elenco: Philip Seymour Hoffman, Amy Ryan, Lola Glaudini, John Ortiz, Elizabeth Rodriguez, Ricky Garcia, Naeem Uzimann Fotografia: W. Mott Hupfel III Música: Grizzly Bear, Evan...
-
A Ressaca
Ficha Técnica Direção: Steve Pink Roteiro: Josh Heald, Sean Anders e John Morris, baseados em história de Josh Heald Elenco: John Cusack, Clark Duke, Craig Robinson, Rob Corddry, Sebastian Stan Fotografia:Jack N. Green Música: Christophe Beck Direção...
Cinema