Dolores: Is he always this funny, or only on days when he's wanted for murder?
Por várias vezes tentei escrever este texto, mas por vezes meras palavras não são o suficiente para falar de um filme. A rubrica deste mês é a justificação que faltava para falar sobre um dos maiores títulos de sempre da animação.
Enquanto nos filmes para a gente grande quando mudamos de filme os actores adoptam personagens diferentes, para uma criança os heróis dos filmes são sempre os mesmos. A vantagem dos desenhos animados dos grandes estúdios é que o Bugs Bunny será sempre o Bugs Bunny e o Pato Donald será sempre o Pato Donald. O único problema é que esses heróis não se encontravam. Um dia tudo mudou. Um estilo de filme para gente grande, o
film noir, foi buscar todos os heróis Disney, Warner, Paramount, MGM e Walter Lantz. Faltava a Hanna Barbera, mas com estes todos que se iria lembrar?
A história acompanha Eddie Valiant, um detective que odeia animação e investiga um crime nos estúdios. O principal suspeito do homicídio é um actor/comediante de nome Roger Rabbit. Roger é um desenho animado e é um coelho. Para isso Eddie vai investigar o coelho e a mulher, a sensual cantora Jessica. Perdido num mundo que odeia e desorientado com o álcool ingerido e todas as pistas em falso, Eddie vai acabar por se aliar ao coelho numa corrida contra o tempo para salvar o mundo. Outro detalhe importante é que Roger tem como ídolo máximo Goofy (Pateta), o humorista mais bem sucedido da Disney.
Quando se fala de combinar imagem real e animação é esta a referência. Quando se trata de mudar o escalão etário nos visionamentos de uma criança é por este que se deve começar (em Portugal é maiores de 6). Tem todas as personagens que se adora (e traz novas que se passa a adorar) e é um autêntico
film noir dos bons anos 50 com subtilezas que se aprende a descobrir a cada visionamento na idade adulta. Talvez por ser um thriller com constante alegria e por estarem todos unidos contra um inimigo comum, é daqueles filmes a que ninguém aponta nada de mal. Aqui a animação é retratada como tendo todos os vícios da indústria em que se insere, por ter ao leme desenhos inocentes que são explorados pelos humanos (“Ow! Eddie, I could never hurt anybody. Oow! My whole purpose in life is to make... people... laugh!”). Valiant age como uma figura paternal para todos por ser um humano que diz detestá-los, mas que no fundo é boa pessoa e detesta injustiças. Talvez até se preocupe um bocadinho por eles e os desenhos animados sabem isso, porque eles conseguem comunicar com a criança interior em cada um de nós. E tal como uma criança devem ser protegidos dos maus em que o mundo é fértil. “
You can drop anything you want on his head, he'll shake it off. But break his heart, goes to pieces just like you and me.”
O mundo do cinema rende-se à animação, a animação rende-se ao
film noir, o espectador rende-se a tudo.
Se fosse preciso um filme para justificar a necessidade que temos de cinema, este seria uma das primeiras escolhas. Quem não gosta de cinema muda de opinião, quem gosta passa a adorar, quem adora seguramente quer ver “
Who Framed Roger Rabbit” muitas vezes mais. Vinte anos passaram desde o lançamento desta obra e continua a causar o mesmo impacto. É essa a definição de clássico.
Agora que a Disney tem Pixar e Marvel, agora que temos Dreamworks, não seria hora de porem de lado as divergências e as guerras económicas? Não poderiam apenas por por uma segunda vez juntar-se sob a batuta de um coelho independente para darem ao público um filme feito com o coração? Se o Cinema é uma máquina de fazer sonhos, digo que é disto que são feitos os sonhos. Deixem-nos sonhar mais uma vez.
loading...
O experiente ator britânico Bob Hoskins faleceu ontem, aos setenta e um anos de idade, vítima de uma pneumonia. Hoskins já se tinha retirado do mundo do espetáculo em 2012, após lhe ter sido diagnosticado a Doença de Parkinson, mas para trás ficou...
A Walt Disney Pictures quer juntar Roger Rabbit e o Rato Mickey no mesmo filme. Esta intenção foi confirmada pelo criador de Roger Rabbit, Gary K. Wolf, que escreveu no seu site pessoal que a Walt Disney está a pensar seriamente no assunto. Wolf...
Doc: The justice system works swiftly in the future now that they've abolished all lawyers. Muitos anos depois de "Back to the Future" Robert Zemeckis estava nas bocas do mundo pela inovadora animação "Who Framed Roger Rabbit" nomeada para 7 Oscares....
Nos últimos tempos as sequelas e remakes de clássicos dos anos 80 tornaram-se vulgares. Esta semana foi fértil em novidades sobre esse nicho e listarei algumas das principais notícias: Protagonista para Elm Street A Nancy deste novo Freddie Kruger...
"Looney Tunes: Back In Action" por Nuno Reis Esta semana o maior destaque é sem dúvida o regresso dos Looney Tunes com um título que diz exactamente isso: "Looney Tunes: Back In Action". Neste filme temos uma incrível mistura e será difícil explicar...