Crítica: Quase Samba
Cinema

Crítica: Quase Samba


Por Fabricio Duque
Festival do Rio 2013

?Quase Samba? é, com as palavras do diretor, ?dedicado a minha mãe, professora da Rede pública?, ?simbólico por ser filho de uma professora? e ?uma ruptura que fez mudar o cinema?. O filme, de ?gênero feminino? e de ?fábula popular?, é um musical que critica ?as mulheres que sofrem violência?. Filmado no interior de Minas Gerais, Nova Murie, ?minha casa e minha vida?, terra natal do diretor Ricardo Targino, que também disse que o filme ?foi produto de um longo trabalho?, durante a apresentação no Odeon Br, reverberando um discurso poetizado, prolixo, apaixonado, afetado e encenado ao efeito dramático. O filme busca transcender ?sonhos que começaram a mudar?, com narração, música, câmera 8mm e uma baiana que roda. A montagem de percepção amadora procura a observação alheia, como o povo local de um lugarejo. A linguagem melodramática, afetada, tentando chocar pelo ?baixo calão?, soa pretensiosa e novelesca, até porque tudo é explicado, entre palavrões, drogas, mensagens ?caretas? e expressões como ?vagabundo nunca morre?. Cria-se a caricatura popular de um universo submundo, com improvisações, câmera lenta, nariz de palhaço e ?dança patética?. Não há aprofundamento, buscando a cumplicidade do espectador em aceitar uma complexidade da superfície, fato que não há. 

No ultimo mês de gravidez, uma cantora de rádio se vê dividida entre dois homens que acreditam ser o pai da criança. Um particular duelo de homens: um miliciano, um hacker e ainda Shirley, o fiel escudeiro da cantora, um cross-dresser que com ela já cria seu primeiro filho. Sonhos, amor, ciúmes, vida e morte como cantam as letras das canções.



loading...

- Rápidas E Rasteiras - Vencedores Do Grande Prêmio Do Cinema Brasileiro
O Palhaço é sem dúvida o melhor filme nacional do Último ano, tanto que será nosso representante no Oscar. Essa semana ele ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Veja a lista completa dos vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:...

- Crítica: Adeus à Linguagem
Por Fabricio Duque ?Adeus à Linguagem? representa a mais nova experiência sensorial do diretor Jean-Luc Godard. O ?mestre? francês (que objetiva estender a ?nouvelle vague? aos dias atuais) desconstrói a narrativa visual ao se utilizar da linguagem...

- Crítica: Samba
Por Fabricio Duque ?Samba?, dos diretores Eric Toledano e Olivier Nakache (que também participam como atores coadjuvantes), comporta-se como uma novela sobre imigrantes ilegais na França e suas anulações de identidades originais. Cada um tenta ?sobreviver?...

- Crítica: Sonar
Por Fabricio Duque Sonar é um filme que conduz por uma narrativa sem pressa, respeitando o tempo real do cinema. Em determinado momento, o espectador pode captar uma atmosfera pretensiosa e sem sentido, por causa da exacerbação de experimentações...

- Festival De Cannes: Os Últimos Filmes
Impressões-Pílulas dos Dois Últimos Filmes da Competição Oficial e do Filme de Encerramento do 66º Festival de Cannes  Por Fabricio Duque(de Cannes) O Vertentes do Cinema, a trancos e barrancos, esperas e trens atrasados, conseguiu...



Cinema








.