Cinema
"Carmen 3D" por Nuno Reis
Os DVD's de peças musicais sempre foram um sucesso, mas a nova moda para eternizar performances memoráveis é filmá-las em 3D. O passo seguinte é transmitir em sessões únicas e simultâneas. Hoje, por exemplo, houve uma sessão de "Carmen 3D" às 17 horas em dez salas ZON Lusomundo pelo país fora e o Antestreia esteve lá a convite da distribuidora.
A história de Carmen vem do século XIX. Don José, um cabo espanhol que fugiu de Sevilha para Navarra devido a uns desacatos, é visitado por Micaela, uma jovem da terra com um recado da mãe de José. Apesar de apaixonado pela pura e inocente Micaela, José deixa-se seduzir, como todos os homens, pela provocante cigana Carmen. Quando Carmen é capturada por se ter envolvido numa briga José deixa-a fugir sendo por isso despromovido e preso. Desgraçado por amor, vai abandonar a vida de militar, trair os sonhos da mãe e tornar-se um contrabandista.
O filme começa ainda nos bastidores da Royal Opera House. Os actores preparam-se nos camarins. Em seguida o olhar da câmara percorre a audiência como qualquer espectador desocupado faria. A orquestra começa a tocar, o par de olhos mecânicos centra-se no palco e a peça tem início.
A apresentação da maioria das personagens é feita de forma deslumbrante num primeiro acto seguro e eficaz em que o 3D prova a utilidade. No segundo acto o 3D não tem tanta utilidade, nota-se inclusivamente algumas falhas, mas uma interpretação sublime de "Nous avons en tête une affaire" torna tudo mais secundário. O terceiro acto é demasiado escuro para que o 3D surta efeito. A nível musical não há tantas sonoridades conhecidas (os imortais "Habanera" e "Chanson du toréador" são respectivamente primeiro e segundo acto), mas a emoção centra-se na narrativa. O quarto acto é puro espectáculo, visualmente arrebatador e com artifícios que justificam a dimensão extra.
De lamentar que a legendagem não corresponda à qualidade sonora porque foram frequentes os erros (trocas de género, mudanças de tempo verbal, letras em falta...) e os anglófonos a cantarem em francês não são fáceis de perceber.
Quanto às performances, comparando com outras versões (inclusivamente da mesma Royal Opera House) disponíveis pela Internet, foi o melhor conjunto de cantores que ficou nesta versão. Não avaliarei interpretações por toda a teatralidade que está subjacente à interpretação de uma Ópera, mas posso referir vozes. O grande destaque vai para as mezzo soprano Christine Rice (Carmen) e Paula Murrihy (Mercédès) e em segundo para o barítono Aris Argiris. Esta preferência pode ser discutível visto que sou famoso por ser duro de ouvido.
A sala de cinema ainda não substitui uma ópera qualquer e o Covent Garden é incomparável. É uma nova forma de trazer a ópera às pessoas e talvez leve à ópera pessoas insatisfeitas com a versão cinematográfica. Convém é não esquecer que nem todas as versões têm a mesma qualidade e esta, apesar de em tela ser tão impessoal, é de um nível superior a praticamente qualquer uma que passe pelo nosso país.
| Título Original: "Carmen 3D" (Reino Unido, 2011) Realização: Julian Napier Argumento: novela de Prosper Mérimée, libretto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, Intérpretes: Christine Rice, Bryan Hymel, Aris Argiris, Maija Kovalevska, Elena Xanthoudakis, Paula Murrihy, Adrian Clarke, Harry Nicoll Música: Georges Biset Fotografia: Sean MacLeod Phillips Género: Drama, Musical Duração: 170 min. Sítio Oficial: http://www.carmen3d.com/ |
loading...
-
The Phantom Of The Opera Terá Sequela
Andrew Lloyd Weber anunciou esta quinta-feira que vai apresentar uma sequela de «O Fantasma da Ópera», o espectáculo mais lucrativo de todos os tempos. O musical "Phantom: Love Never Dies" deve estrear em Londres no mês de Março, em Nova Iorque...
-
Crítica - The Phantom Of The Opera (2004)
Realizado por Joel Shumacher Com Emmy Rossum, Gerard Butler, Patrick Wilson Quer se goste quer não se goste de musicais não podemos deixar de admitir que estes, nas adaptações à grande tela, se tornam na maioria das vezes verdadeiros clássicos do...
-
Resenha De Filme: O Fantasma Da Ópera (2004)
"In sleep he sang to me, in dreams he came" Uma música que já encantou gerações, tanto nos teatros, quanto no cinema ganhou uma nova versão em 2004 dirigida por Joel Schumacher ("Os Garotos Perdidos). "O Fantasma da Ópera", uma obra de Andrew...
-
Para Ver Na Cinefiesta: Blancanieves
"Blancanieves" de Pablo BergerAdaptação livre, de carácter gótico, do popular conto dos irmãos Grimm, passada na Espanha dos anos 20. Branca de Neve é Carmen, uma bela jovem com uma infância atormentada pela sua terrível madrasta Encarna. Fugindo...
-
Cinema 100% Digital
Está a chegar uma época em que tudo assenta nas tecnologias de informação. O simples circuito de um filme, desde rodagem e montagem até à projecção a partir deste trimestre será totalmente digital. Prós e contras existem sempre, mas é um passo...
Cinema