"Los Abandonados" por António Reis
Cinema

"Los Abandonados" por António Reis


Nacho Cerdà é um dos melhores realizadores de curta-metragem do género fantástico e de terror. "Aftermath", "The Awakening" e "Genesis" são 3 bons exemplos de como a curta-metragem é um excelente cartão de visitas de um cineasta com talento. Na passagem à longa-metragem Nacho Cerdà contou com o suporte financeiro da Filmax, que não poupa meios financeiros e técnicos para se tentar guindar a um lugar de destaque na distribuição espanhola e internacional. Além de Nacho Cerdà a Filmax apostou em Brian Yuzna, Jaume Balagueró e Paco Plaza entre outros, para criar uma label especificamente para o fantástico. Se no caso de Balagueró e Plaza os resultados têm sido muito bons, as outras apostas não têm sido tão bem sucedidas. E com Nacho Cerdà tão pouco o dinheiro conseguiu fazer o milagre de tornar convincente este thriller psicológico. Não que a culpa seja do cineasta uma vez que a direcção é o melhor do filme. O argumento que ele co-escreve com Richard Stanley (autor de um muito interessante "Hardware" e de um menos interessante "Dust Devil") e com Karim Hussain (conhecido do Fantas por "La belle bête") não tem consistência lógica que suporte a narrativa. Como tem sucedido nos últimos anos o leste europeu, e neste caso a Bulgária, tem sido o palco de rodagem de inúmeros filmes, seja por estratégias de co-produção seja por questões de orçamento.
O mesmo ocorreu com "Los Abandonados", em que nas planícies geladas da Bulgária se recria uma pretensa Rússia inóspita e desertificada. O retorno à aldeia natal de uma russa há longos anos a viver nos Estados Unidos, é o leit motif deste thriller. Afinal o regresso às suas raízes não é um nostálgico regresso à infância mas o reencontro com os seus próprios fantasmas. Na casa deserta e semi-destruída Marie descobre que os mortos ainda assombram a casa, que os gritos das crianças levadas ainda ecoam pelos corredores, e o sangue ainda escorre das paredes. Nem o tempo apagou os vestígios, nem a memória esqueceu os traumas da infância. O que teria sido uma brilhante curta-metragem prolonga-se com lentidão por 100 minutos. Na ausência de acontecimentos que preencham o filme, o cineasta é obrigado a usar todo o seu talento para criar tecnicamente picos de intensidade dramática, utilizando de forma soberba o som como um dos "personagens" principais.
Distribuido em Portugal pela Lusomundo foi um dos filmes que passou mais desapercebido nesta temporada e nem a presença em festivais ajudou a criar algum interesse. De Nacho Cerdà espera-se muito melhor, mas esta estreia foi tudo menos auspiciosa.


Título Original: "Los Abandonados" (Bulgária, Espanha, Reino Unido, 2006)
Realização: Nacho Cerdà
Argumento: Nacho Cerdà, Karim Hussain, Richard Stanley
Intérpretes: Anastasia Hille, Karel Roden
Fotografia: Xavi Giménez
Música: Alfons Conde
Género: Horror, Mistério, Thriller
Duração: 99 min.
Sítio Oficial: http://www.theabandonedmovie.com/



loading...

- Pérolas Indie - The Abandoned (2006)
Realizado por Nacho Cerdà Com Anastasia Hille, Karel Roden, Valentin Ganev Género - Terror  Sinopse ? Marie (Anastacia Hille) regressa à sua terra natal na Rússia, onde o cadáver da sua mãe foi descoberto em circunstâncias bizarras....

- "the Raven" Por António Reis
António Reis em Neuchatel fala-nos de alguns dos filmes exibidos. Entre os grandes clássicos do mistério e terror, Edgar Allan Poe tem sido o autor menos bafejado em termos de resultados das adaptações das suas obras para cinema. Autor de imaginação...

- "extraterrestre" Por António Reis
Há filmes e realizadores que conseguem conquistar as graças do público de forma arrebatadora, ainda que por vezes pareça que o seu êxito é demasiado artificial. Nacho Vigalondo é um desses raros que teve o condão de na sua primeira longa-metragem...

- "[rec]2" Por Nuno Reis
Se existe um título do cinema fantástico espanhol que convenceu igualmente público, críticos e indústria na última década foi o trabalho a quatro mãos de Paco Plaza e Jaume Balagueró "[REC]". A menina Medeiros espalhou muito medo pelos festivais...

- "quarantine" Por António Reis
Pagar um milhão de dólares por um argumento de um filme espanhol de sucesso pode ser um bom negócio para quem o vendeu. Tenho sérias dúvidas que o tenha sido para quem o comprou e, pior ainda, para quem o foi ver como espectador. O filme de que...



Cinema








.