Crítica: A Garota de Lugar Nenhum
Cinema

Crítica: A Garota de Lugar Nenhum


Por Fabricio Duque

O diretor Jean-Claude Brisseau (de "Anjos Exterminadores", "Coisas Secretas") apresenta seu mais novo filme buscando o gênero da parapsicologia, referenciando a estrutura fílmica de Manoel de Oliveira e Abbas Kiarostami ("Um Alguém Apaixonado"). Talvez, a gravação digital seja um elemento prejudicial à narrativa, porque se comportando de forma amadora, sem o convencimento da técnica cinematográfica crível. É como um teatro realista da ação de se apenas ligar a câmera e bater um papo. Há Freud, Victor Hugo, reencarnação, metafísica da paranormalidade, discurso verborrágico de citações (e ideias) já massificadas pelo consumo social e a tentativa de se transpassar um amor eterno pelo viés do ceticismo. As ações representam uma mensagem que se deseja pulular, utilizando-se do surrealismo real (incompatíveis) e do cotidiano fantasioso (sonho), como o quase atropelamento e ou as facadas assassinas. Incomoda porque o texto cru (sem acabamento) é preterido à embalagem estética, cansando visualmente o espectador. Assim, gera-se a sensação de confusão linear e de um vídeo caseiro perdido nos arquivos pessoais de alguém que é um cineasta. 




loading...

- Pré-crítica: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
A Pré-Crítica Sem o "Não" Por Fabricio Duque Depois de um tempo vivenciando (auto) massificações, repetidas na mesmice de ações ditas intrínsecas e naturalistas ao caminho ?escolhido?. É inevitável que certos comportamentos sejam confrontados...

- Crítica: Educação Sentimental
Por Fabricio Duque "Educação Sentimental" apresenta-se como o mais recente filme do diretor "mestre" Júlio Bressane (de "Filme de Amor", "A Erva do Rato", "Matou a Família e Foi ao Cinema"). O cineasta, um dos representantes da Belair Filmes (com...

- Crítica: A Grande Beleza
Uma Obra de Grande Beleza Por Fabricio Duque O novo filme "La Grande Bellezza", do cineasta italiano Paolo Sorrentino (de "Aqui É Meu Lugar", "Il Divo") foi ovacionado a ser apresentado aqui no Festival de Cannes 2013. Em um primeiro momento, o filme...

- Crítica: Amor Pleno
A Continuação Sem Conflitos de Árvore da Vida Por Fabricio Duque Não devemos julgar a vontade que um cineasta tem de repetir o sucesso de sua obra anterior, mesmo quando falamos de Terrence Malick. É inegável a competência autoral do diretor...

- Crítica: Rota Irlandesa
Filme Quase Certo na Hora Quase Certa Por Fabricio Duque Como mensurar o tamanho do amor incondicional de uma amizade? A pergunta retórica é o ponto de partida  da questão-tema do filme "A Rota Irlandesa", do diretor britânico Ken Loach...



Cinema








.