Crítica: Além dos Muros
Cinema

Crítica: Além dos Muros


Há Muros à Satisfação do Espectador 

Por Fabricio Duque 

Ao escrever sobre ?Além dos Muros?, há a necessidade de se traçar um perfil sobre o gênero cinematográfico de temática gay. Se analisarmos a estrutura narrativa, poderemos detectar abordagens recorrentes, que se comportam ou como dramáticas, catastróficas, fúteis e ou pornôs. No filme em questão aqui, exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2012, o belga David Lambert, estreante na direção de um longa-metragem, não traz nada de novo, apenas conserva os elementos, como por exemplo, codependência, instinto sexual, traições e ?medo? da sociedade. Ao optar pelas excessivas inserções de reviravoltas narrativas, David não consegue aprofundar nenhum segmento. Há a relação com a namorada, existe a irmã, o piano, o bartender, o integrante da banda de indie rock, a asma, a prisão por haxixe, a briga, as possibilidades sexuais. Isso fornece à atmosfera o tom superficial, sem a ?química? necessária aos protagonistas. É clichê, piegas, e utiliza-se do gatilho comum da própria temática a fim de resolver as ?pendências? da história, explicitando o vazio do roteiro sem equilíbrio interpretativo. Quase como um padrão definidor, salvo raras exceções, como o filme ?Plata Quemada?. No mundo gay, só a temática homossexual já supre a ?qualidade? do filme, analisados por um público alvo especifico que deseja assistir na tela uma relação de dois integrantes do mesmo sexo. Dentro deste contexto insatisfatório, não podemos negar a existência de cenas interessantes, divertidas, sacadas inteligentes e perspicazes, pinçadas entre o todo, que ?quase? se comporta como uma ?cópia? de outras histórias semelhantes. Porém a essência é conservada, mitigando a possibilidade experimental de um tema ?minoritário?. Concluindo, um filme de gay para gay.

 



loading...

- Crítica: A Lição
Por Fabricio Duque ?A Lição?, segundo longa-metragem da dupla búlgara Kristina Grozeva e Petar Valchanov (de ?Avariyno katzane?), busca a cumplicidade participativa do espectador, utilizando-se da naturalidade narrativa de acompanhamento intimista...

- Crítica: Beijei Uma Garota
Por Fabricio Duque ?Beijei Uma Garota?, dos diretores franceses Noémie Saglio e Maxime Govare, integra o Festival Varilux de Cinema Francês 2015 e também um dos filmes do ator homenageado nesta edição, Pio Marmai (de ?Um Evento Feliz?, ?A Delicadeza...

- Crítica: Louder Than Bombs
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Louder Than Bombs", novo filme de Joachim Trier (de "Oslo, 31de Agosto"), comporta-se como uma ?colagem? referencial da técnica, narrativa, temática e atmosfera de outros filmes, como por exemplo...

- Crítica: Ninf()maníaca Volume Ii
Não Se Reprima, Não Se Reprima Por Fabricio Duque Leia também: "Ninf()maníaca Volume I" Vamos começar por fatos. No universo cinematográfico há o talento (geralmente restrito ao ambiente independente) e há a estratégia marqueteira de se ?vender?...

- O Artigo: Rio Festival Gay De Cinema
O Rio de Janeiro encontra-se na semana de diversidade sexual. Um dos eventos é o Festival Gay de Cinema. Este é uma ótima oportunidade para que se possa traçar um perfil sobre o cinema GLBT. Assim como outros minorias, negros e mulheres, os homossexuais...



Cinema








.