Cinema
Crítica: Les Amis
Por Fabricio Duque
?Les Amis? representa um exemplo da cinefilia francesa ao utilizar o modelo grego clássico, permitindo assim a liberdade de se explorar personalidades, desejos, quereres e ?seguranças? e de um novo conceito familiar. O protagonista ?experimenta? vivências sem julgamentos politicamente corretos, tampouco religiosos, ao projetar ?paternidade? em um ?amigo-padrinho?, que fornece proteção, entendimento, amparo, carinho, ternura, conhecimento, boas maneiras e uma ?abastada? vida sem preocupações com trabalho e sobrevivência ?cobrada?. Seu ?mentor-professor-tutor? ensina, ouve e resolve as pendências do ?mancebo?, igualzinho na Grécia antiga. Aqui, tal qual na era passada, a homossexualidade era o início do caminho à maturidade, explorada tanto no campo intelecto, quanto físico. A família tradicional e imposta dá lugar à convivência escolhida e de afinidade. Preferi-se o glamour ?burguês? a dificuldades ?proletárias?. A narrativa do filme apresenta ?caubóis? na aprendizagem da existência, explicitada pela trilha sonora de um grande faroeste moderno no lapso temporal. O personagem principal ?dança conforme a música?, procurando ?não urinar fora do penico? para que sua ?segurança? não seja afetada. Outra característica é a sutileza. Não é preciso a utilização de excessos sensuais e sexuais para enaltecer percepções e ou ciúmes e ou ?corações partidos? de uma ?aventura líquida?. A dubiedade é o ponto alto e forte do longa-metragem de 1971, dirigido por Gérard Blain, que foi constantemente elogiado por François Truffaut. Nós ?captamos? referências a ?O Talentoso Ripley?, ?Rebelde Sem Causa? e até mesmo ?Os Imorais?, de Geraldo Vietri. Aqui, Paul, de apenas dezesseis anos, o ator Yann Favre, ?apaixona-se? pela vida fácil ?aristocrática? e se ?entrega? a Phillipe, com idade de ser seu pai. Essa ?relação pedófila? é abordada com naturalidade e simples aceitação. Não há pudor, assim como em ?Morte em Veneza?, de Thomas Mann. Não há fofocas críticas. Mas há aparências. Um casamento homem e mulher, por exemplo. Quando a tragédia acontece, o mundo de Paul desaba. ?Les Amis? venceu o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno e foi exibido no Festival de Cannes, ambos em 1971. Concluindo, um filme que deve ser visto e revisto. Recomendo.
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