Crítica: L'ombre Des Femmes
Cinema

Crítica: L'ombre Des Femmes


Por Fabricio Duque
Direto do Festival de Cannes 2015

"L'ombre Des Femmes", de Philippe Garrel (de "Amantes Constantes", "O Ciúme", "A Fronteira da Alvorada"). O novo filme do cineasta do existencialismo revolucionário busca abrigo na cinefilia, de estrutura clássica, direta e questionadora da moralidade humana (a culpa). Logicamente, não podemos negar a "impressão" do "ego" autoral do realizador, mas se isto poderia ser um elemento depreciativo, aqui é a chave para traduzir a nouvelle vague. O longa-metragem, em preto e branco, prolonga a ação do momento, com a narração que descreve adjetivamente as ações de seus personagens como uma história literária. "Não é sacrifício e sim a escolha", diz-se criando a metáfora entre "o espírito da resistência" (da revolução política) com o eterno confronto moral da traição e suas consequências (de rebater a moeda e de "lobo à ovelha"). O aparecimento da música do nada desnorteia a própria trama, talvez sendo a suavização passional e ingênua do próprio ideal nostálgico e de conservadorismo pseudo libertário. Genial. Aguarde a crítica completa!



loading...

- Festival Do Rio 2015: O Que Não Perder... Passaporte Top 10 Filmes [lista Prévia Com Críticas]
Rio de Janeiro, 27/09/2015 Por Fabricio Duque Ok, são muitos filmes... Ok, muitas opções "às cegas"... Ok, sabemos disso. Para tentar minimizar este problema, sem pretensão nenhuma, e sim apenas como uma forma de listar, subjetivamente, os TOP DEZ...

- Crítica: An
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "An", o novo filme da diretora japonesa Naomi Kawase (de "Still de Water"), foi o escolhido para a sessão de abertura da mostra Un Certain Regard. E corrobora seu estilo característico de humanizar...

- Crítica: Alias Maria
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 Integrando a mostra competitiva Un Certain Regard, o filme "Alias Maria", de  José Luis Rugeles Gracia (de "García") padece pelo desprendimento utópico de seu diretor. A passionalidade torna-se...

- Crítica: Masaan
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 Integrando a mostra competitiva do  Un Certain Regard, "Masaan", a estreia na direção de um longa-metragem de Neeraj Ghaywan, arrebatou prêmios por "onde" passou, sendo escolhido pelo Fipresci...

- Crítica: Chronic
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Chronic",  de Michel Franco (de "Depois de Lúcia"), da mostra competitiva principal, representa mais um filme que busca ?abrigo? no gênero de ator, focando exclusivamente no protagonista, interpretado...



Cinema








.