Crítica: O Abismo Prateado
Cinema

Crítica: O Abismo Prateado


Cinema Prateado

Por Fabricio Duque

?Um filme para ser visto ao pé do ouvido?, diz o cultuado diretor Karim Aïnouz (de ?Madame Satã?, ?O Céu de Sueli?, ?Viajo porque preciso, Volto porque te amo?), baseando seu novo filme ?O Abismo Prateado? na canção ?Olhos nos Olhos?, de Chico Buarque. O filme possui, explicitamente, a assinatura de Karim, corroborando as  típicas características da forma como faz cinema. É um diretor que experimenta, que inventa técnicas cinematográficas, como foi o caso de ?Madame Satã?, quando ?riscou? o único negativo, porque ele desejava uma sensação visual diferenciada. Na opinião deste blog site, Karim é um dos cineastas favoritos. Ele busca a naturalidade dos diálogos e ações, aprofundando o cotidiano com poesia realista, sóbria e sem clichês. Os seus personagens vivem angústias, decepções, reviravoltas, mas não deixam de lado a esperança, sentimento este que os impulsiona a fim de que possam consertar e ou acostumar com os acasos e os imprevistos. Quando tudo parece estar bem, o cansaço e a necessidade da mudança torna-se inevitável. Violeta (Alessandra Negrini ? excelente no papel de protagonista por estar contida, econômica, humanizada, decidida e natural), 40 anos, dentista, casada, um filho adolescente, esta pronta para começar mais um dia em sua rotina, entre seu consultório e o seu novo apartamento em Copacabana. Ao receber uma mensagem desconcertante do seu marido (vivido por Otto Jr.) em seu celular, Violeta embarca em uma jornada pelas ruas do Rio de Janeiro até o nascer do sol, aventurando-se e conhecendo vidas e tipos alheios, com problemas, anseios e sobrevivências. Karim entende o ser humano, material bruto que lapida com qualidade e competência. Concluindo, O Vertentes do Cinema entenderá se a leitura desta opinião não for terminada pela excessiva e obrigatória necessidade que o espectador terá de correr ao cinema. Não Perca!







loading...

- Resenha De Filme: O Abismo Prateado
Em entrevista recente, o diretor Karim Aïnouz afirmou que OAbismo Prateado, obra finalizada em 2011, mas que só agora chega ao circuito, é um filme sensorial, feito para o espectador experimentar a sensação de ?levar um pé na bunda? e não tem...

- Festival Do Rio 2009: Vencedores
Terminou ontem (09/10) a edição 2009 do Festival do Rio que aconteceu na cidade maravilhosa de 24 de setembro a 8 de outubro. A cerimônia aconteceu no Cine Odeon e premiou Os Famosos e Os Duendes da Morte, de Esmir Filho, como mehor filme de ficção....

- Crítica: Praia Do Futuro
Por Fabricio Duque É incrível como alguns filmes necessitam de um tempo de maturação para que possam corroborar a maestria vivenciada na estreia, período este, que por sua vez, se apresenta, inerentemente, agitada e pluralmente midiática. ?Praia...

- Crítica: O Homem Das Multidões
O Positivismo da Crítica   Por Fabricio Duque  "O Homem das Multidões" integra o gênero de cinema-tempo, experimentado por cineastas como Karim Aïnouz (de "Abismo Prateado") e pelos diretores, em questão aqui, Cao Guimarães...

- Crítica: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
A opinião O road-movie começa. É o percorrer do próprio caminho para descobrir o desconhecido do novo. Ambienta com uma descrição existencialista, mas não prepotente ou arrogante e sim no sentido de desabafo. A narração é uma poesia cética,...



Cinema








.