Crítica: Phoenix
Cinema

Crítica: Phoenix


Por Fabricio Duque

?Phoenix?, exibido no Festival de Toronto 2014, é o novo filme do diretor alemão Christian Petzold (de ?Barbara?, ?Yella?, ?Jericó?), que tem como característica básica a utilização da narrativa clássica, subvertendo e contrastando o óbvio ao humaniza-lo na própria liberdade poética da trama. O que poderia ser considerado um clichê e ou uma ?preguiça?, aqui é apresentado propositalmente como uma maestria. A história, baseada no romance "Le Retour des Cendres", de Hubert Monteilhet, apresenta-se nos detalhes. O roteiro busca a sutileza não explicativa, a percepção teatralizada dos sentimentos de dentro para fora dos personagens ao ?gerá-los? com passividade subentendida, fugas ?radicais? (e apaixonadamente passionais) e determinação do querer possível acima de todas as coisas, buscando uma reconstrução imagética, defensiva e de distopia metafórica do passado ?assaltado? no presente. Tudo está explícito e implícito ao mesmo tempo, quando se utiliza da performance figurativa do marido perante a ?aparição? de um ?fantasma parecido? de sua mulher, que conseguiu sobreviver ao campo de concentração nazista, mas que ele ?custa? a acreditar, se ?torne? a mesma de antes dos trágicos acontecimentos. Trocando em miúdos, ela precisa fingir que não é, para que assim possa ?aprender? a ser o que era e já não é mais. Ufa! É essa, a exata maestria de ?Phoenix?, um jogo de cena, entre o ser e não ser, que objetiva ?desnortear? seus personagens ?mostrando? a verdade sem dúvidas ao espectador. Concluindo, um filme filosófico como um jogo de xadrez em que todos sabem de antemão de todos os movimentos. Recomendado.



loading...

- Lisbon & Estoril Meo Festival 2014 - Vencedores
O drama austríaco "Amour Fou", de Jessica Hausner, venceu o Prémio de Melhor Filme no Lisbon & Estoril Film Festival 2014. O filme segue a história do jovem poeta Heinrich que pretende suicidar-se para assim conquistar a inevitabilidade da morte,...

- Crítica: Hill Of Freedom - Montanha Da Liberdade
Por Fabricio Duque(Direto do Festival de Toronto 2014) Cada cineasta, quando assumidamente autoral, é conhecido por sua característica principal dominante, podemos citar como exemplos clássicos, Woody Allen, Pedro Amodóvar. Hong Sang-Soo (de ?Our...

- Crítica: Campo De Jogo
Por Fabricio Duque ?Campo de Jogo?, novo documentário (um ?balé-poético-futebolístico?) de Eryk Rocha (de ?Transeunte?, ?Jards?, ?Rocha Que Voa?), foi exibido no Festival do Rio 2014, e na própria sessão de estreia personificou-se a ?magia? do que...

- Crítica: Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência
Por Fabricio Duque ?Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre a Existência?, o novo filme do sueco Roy Andersson (de ?Você, Os Vivos?), comporta-se como uma mistura de Wes Anderson com Aki Kaurismaki com Samuel Beckett com Monthy Python, utilizando...

- Crítica: O Segundo Jogo
Por Fabricio Duque ?O Segundo Jogo?, filme mais recente do diretor romeno Corneliu Porumboiu (de ?Quando Cai a Noite em Bucareste?, ?Polícia, Adjetivo?, ?A Leste de Bucareste?), teve sessão concorridíssima e lotada no último Festival de Berlim 2014....



Cinema








.