Cinema
Crítica: Quando Cai a Noite em Bucareste ou Metabolismo
Por Fabricio Duque
?Quando Cai a Noite em Bucareste ou Metabolismo?, novo filme do diretor Corneliu Porumboiu (de ?À Leste de Bucareste?, ?Polícia, Adjetivo?), corrobora a estrutura do Cinema Romeno atual, que se comporta buscando o ?conteúdo? por detalhes realistas das ações cotidianas, mitigando ?clichês?, omitindo a trilha sonora incidental e questionando o mundo por observações subjetivas ? quase por arquétipos. Aqui, a narrativa metalinguística de apenas dezoito planos sequenciais em oitenta e seis minutos (na maioria das vezes com câmera estática), construindo assim o tempo e a imersão do espectador, aborda o cinema, a nudez fundamentada (?Roupas com armadura?), argumentos projetados do futuro de se assistir filmes, películas versus digital (?Não se pode filmar mais de onze minutos de uma só vez no 35mm?, ?É uma película limitada?, ?Esse limite fez a forma de se pensar o mundo?, ?No digital, o limite é maior?), o ?universo? de uma produtora (que precisa ?provar? uma falta trabalhista com uma ?endoscopia?, que por sinal nós também podemos ?observar?), ensaios técnicos. Enfim, todo os bastidores do processo de produção. É o simbolismo paralelo do ?aprender a ter limite?. Não há mais limites. Apenas a pressa. Isso fica claro na cena em que o diretor-roteirista e sua atriz (que está tendo ?dormindo? com ele) encontram-se no restaurante e quando o desconhecimento dela sobre um diretor italiano ?muito conhecido? é exposto, uma pergunta é feita de forma ?pasma? e com um riso de deboche nervoso. ?Você não conhece Antonioni??. Ela responde ?Não?. Ele: ?Os filmes são importantes para a história do cinema?. Ela: ?Vou vê-los? (diz com desinteresse ? mostrando mais exterior que interior). Assim, ele sabe que ela é apenas um ?aproveitamento? líquido e momentâneo, aceitando a pluralidade dos desejos libertários (do universo de Federico Fellini) em ?encontrar? um ?semelhante?. O longa-metragem é ?lapidado? por instantes, por sutilezas, naturalidades e ?raciocínios? metafóricos por embates criativos, quase parábolas. Aspereza versus elegância. Conhecimento (?chinês?) versus superficialidade (?europeu?). ?Gosto se educa?, diz-se. ?Quando Cai a Noite em Bucareste ou Metabolismo? é simples, sem ser simplista. Pelo contrário, prefere-se a complexidade ?palatável?, sem ilusões visuais, quase um exemplo de Dogma 95 (movimento dinamarquês dos cineastas Thomas Vinterberg e Lars Von Trier). Concluindo, tenta-se capturar a essência (clássica e contemplativa) de se assistir a um filme, sem deixar de ?fundamentar? nada. Tudo aqui tem sentido, necessidade, objetivo e clareza para conduzir o espectador à ?magia? da sétima arte pela própria sétima arte. Recomendado.
loading...
-
Crítica: Ato, Atalho E Vento
Por Fabricio Duque ?Ato, Atalho e Vento?, o mais novo filme do cineasta das colagens-memória, Marcelo Masagão, comporta-se com uma sensível e estimulante ode ao cinema por imagens de cento e vinte e três filmes ?produzidos nos quatro cantos do planeta?...
-
Crítica: Sicario
Por Fabricio DuqueDireto do Festival de Cannes 2015 "Sicario" significa matadores no México e é com este tema (procedimento policial inter-fronteiras versus realidade sistemática) que Denis Villeneuve (de "Incêndios" e "O Homem Duplicado") lança...
-
Crítica: O Segundo Jogo
Por Fabricio Duque ?O Segundo Jogo?, filme mais recente do diretor romeno Corneliu Porumboiu (de ?Quando Cai a Noite em Bucareste?, ?Polícia, Adjetivo?, ?A Leste de Bucareste?), teve sessão concorridíssima e lotada no último Festival de Berlim 2014....
-
Artigo: O Retorno Ao ?cinema Raiz?
New York Herald Tribune, New York Herald Tribune... Por Fabricio Duque Já escrevi aqui, inúmeras vezes, análises existenciais sobre a metalinguagem da árdua tarefa de se construir um texto. Torna-se recorrente e repetitivo, mas necessário ao observar...
-
Crítica: Polícia, Adjetivo
Ficha Técnica Diretor: Corneliu Porumboiu Roteiro: Corneliu Porumboiu Fotografia: Marius Panduru Montagem: Roxana Szel Música: Dan Dimitriu Elenco:Dragos Bucur, Vlad Ivanov, Ion Stoica, Irina Saulescu Produtora:Coach 14 Duração: 115 minutos País:...
Cinema