Cinema
Crítica: Aspirantes
Por Fabricio Duque
?Aspirantes?, do diretor estreante em um longa-metragem Ives Rosenfeld (que durante dez anos dedicou-se ao trabalho de som de inúmeros filmes, coo um ?Um Filme de Cinema?, de Walter Carvalho, que também será apresentado no Festival do Rio 2015), apresenta-se como uma crônica de uma vida privada contemporânea, um período existencial de um jovem (o ator Ariclenes Barroso) que ?luta" contra as adversidades e acasos ?sádicos? de seu caminho para conquistar seus sonhos e conseguir a satisfação plena de sua maestria profissional. A narrativa contemplativa traduz-se naturalista-realista (por seus diálogos) pelo sensorial, de personificar em sons (desenhadas por Bernardo Uzeda), medos e desesperos da alma. A câmera capta a ?guerra" de um jogo de futebol, criando metáforas com soldados ?aspiras?. É um filme que busca a estética do cinema intimista-sinestésico, e se comporta como uma pequena obra-de-arte, principalmente pelas interpretações (preparadas "cirurgicamente" por Pedro Freire) entregues de suas personagens, com destaque logicamente a seu protagonista e a ?sua sogra?, vivenciada de forma arrebatadora pela atriz Karine Teles (de novo, como sempre). A jornada é permeada de percalços, dificuldades e por ?cagadas" feitas, sendo inevitável ansiedades e pressões de todos os lados. É ?briga de cachorro grande?, que na maioria das das vezes o psicológico não está preparado para receber tamanha carga dramática-emocional. O longa-metragem de setenta e cinco minutos faz com que o espectador infira ?Ausência?, de Chico Teixeira (pelo contexto temático) e ?Campo de Jogo?, de Eryk Rocha (pela parte técnica da câmera - até porque "Aspirantes" foi filmado em 2012, um ano antes). Mas não é plágio, e sim apenas uma referência a fim de construir subterfúgios à trama, com personalidade própria e única. A sinopse conta a vida de Junior, um jovem jogador de futebol de um time amador na pequena cidade de Saquarema, que tem que lidar com a inesperada gravidez de sua namorada, enquanto cria inveja de seu melhor amigo, que está em vias de ser contratado por um time profissional. ?Aspirantes" é uma ?radiografia" de um ser humano, com suas emoções, motivações, invejas e arrogância auto-suficiente (característica intrínseca aos jovens de não precisar de ninguém), que mostra um específico período de sua vida e que perpetua a máxima que ?o show deve continuar? não importando o que aconteça. O filme concorre ao Troféu Redentor de Melhor Filme de Longa-Metragem de Ficção no Festival do Rio 2015 e Vencedor da seção Carte Blanche do Festival de Locarno 2014, dedicada a auxiliar projetos de determinada região que estão em fase de pós-produção. Recomendado.
loading...
-
Crítica: Califórnia
Por Fabricio Duque Com o trecho da música de Lulu Santos, ?Garota eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas, vou ser artista de cinema, o meu destino é ser feliz? É muito mais que um sonho?, a diretora estreante em um longa-metragem de ficção,...
-
Crítica: Campo Grande
Por Fabricio Duque ?Campo Grande?, que concorre na mostra competitiva de longa-metragem de ficção do Festival do Rio 2015, representa o novo filme da diretora carioca Sandra Kogut (de ?Um Passaporte Húngaro?, ?Mutum?) e integra a lista do Novíssimo...
-
Crítica: Mate-me Por Favor
Por Fabricio Duque ?Mate-Me Por Favor?, que concorre ao Prêmio Redentor de melhor longa-metragem de ficção do Festival do Rio 2015, busca a ambiência do suspense psicológico, tendo como pano de fundo estudantes adolescentes, moradores da Barra da...
-
Crítica: Campo De Jogo
Por Fabricio Duque ?Campo de Jogo?, novo documentário (um ?balé-poético-futebolístico?) de Eryk Rocha (de ?Transeunte?, ?Jards?, ?Rocha Que Voa?), foi exibido no Festival do Rio 2014, e na própria sessão de estreia personificou-se a ?magia? do que...
-
Crítica: Cavalo Dinheiro
"O cinema de Pedro Costa é sobre a aceitação das características das coisas", disse o fotógrafo Leonardo Simões. Por Fabricio Duque Há muito tempo, o Vertentes do Cinema não saía tão impactado (e ?chapado? - a palavra certa) de uma...
Cinema