Crítica: Caminho da Liberdade (The Way Back)
Cinema

Crítica: Caminho da Liberdade (The Way Back)



Gosto muito deste tipo de narrativa, pois ela nos coloca diante de pessoas que batalham e se arriscam como loucos para sobreviverem em um situação melhor. Este tipo de atitude é algo muito inspirador para mim e serve para nunca desistir de alcançar meus sonhos. Gostei muito de um similar, A Estrada, que vi no ano passado, que se tratava de um história fictícia e gostei demais desse que tem em seu melhor momento o fato de saber que tudo mostrado em cena aconteceu e foi descrito no livro "The Long Walk: The True Story Of a Trek To Freedom", escrito por Slamovir Rawicz, pessoa que foi capturada e acusada de espionagem pela Russia e que para atingir a tão sonhada liberdade, precisou caminhar com um grupo de amigos cerca de 6.500 Km.

A idéia de transformar este livro, lançado em 1956, em roteiro, partiu de Keith R. Clarke e a ótima direção ficou por conta de Peter Weir (O Show de Truman, A Sociedade dos Poetas Mortos). Juntos eles entregam ao público um drama de superação na medida certa e capaz de emocionar e motivar a todos. A centro que rege a produção é a Polônia e o momento da história em que ela é invadida por Russos e Alemães. Neste cenário nada agradável, Janusz é um jovem que se vê acusado de espionagem pela própria esposa, que fora torturada para tal, e que é levado a realizar trabalhos forçados em um campo de concentração na Sibéria. 

Não pensem que dei alguma informação sigilosa ao dizer que o grupo de fugitivos caminharam praticamente 6.500 Km, pois infelizmente e cometendo grande erro, antes de começar a primeira cena, fizeram questão de estragar alguns pontos da história, dando essas informações no começo do filme. Mesmo com esse grande equívoco, quero deixar bem claro que estamos diante de uma grande produção e detalhista na medida certa. Bela fotografia, belas imagens e grandiosas atuações. O elenco encabeçado por Colin Farrel (Força Policial, Coração Louco), Ed Harris (Uma Mente Brilhante), Jim Sturgess (A Lenda dos Guardiões) e Saoirse Ronan (Um Olhar do Paraíso)  é espetacular e comove e emociona o público.

Me irrita saber que uma produção tão rica como essa, foi um fiasco de bilheteria nos EUA, pois só demonstra que o público perde o seu critério e apenas aposta em coisas fúteis e sem fundamento. Se imaginem no lugar de pessoas que andaram da Polônia até a Índia? Entender seus meios de sobrevivência, sua interação e amizade é fundamental para ver que ainda temos salvação. Eu indico para todos...

Nota: 9,0

Trailer do Filme:




loading...

- Crítica - The Way Back (2010)
Realizado por Peter WeirCom Jim Sturgess, Ed Harris, Saoirse Ronan, Colin Farrell Após uma ausência de sete anos, Peter Weir voltou ao activo com este ?The Way Back?, um filme dramático que conta com um elenco de luxo e com uns cenários naturais maravilhosos,...

- Rápidas E Rasteiras - Paladin A Próxima Ficção Da Disney
  Apesar de ter agradado ao público,  John Carter já pode ser considerado um grande desastre, de bilheteria, para os estúdios Disney. A questão é que, mesmo com essa situação, o estúdio não irá desistir das ficções científicas....

- Crítica: Amanhecer - Parte 1 ( Breaking Dawn - Part 1)
Ás vezes tenho a sensação de que criticar um filme como esse é mera perda de tempo. Não importa o que eu diga, ele será um sucesso e isso é algo inquestionável, mesmo para os mais avessos a trama. Quando Harry Potter anunciou que seria dividido...

- Crítica: Premonição 5 (the Final Destination 5)
Mais um ano que a história se repete e mais uma vez que poderia começar dizendo que estamos diante do mesmo filme com um número adicionado no final de seu nome. Premonição é exatamente aquilo que se espera e de certa por isso mesmo não decepciona....

- Crítica: Piratas Do Caribe: No Fim Do Mundo
Este é o filme que encerra a trilogia inicial de Piratas do Caribe e como muitas vezes podemos presenciar na história do cinema, é o pior de todos os três. Não acho que seja um filme ruim, mas não chega na excelência que foi "A Maldição da Pérola...



Cinema








.