Cinema
Crítica: O Rio Nos Pertence
Por Fabricio Duque
?O Rio Nos Pertente? integra o coletivo de cinema Operação Sônia Silk, e é considerado o mais palatável da série, talvez por ser mais concretista em relação a sua narrativa. O projeto inclui a escalação dos atores: Leandra Leal, Mariana Ximenes e Jiddu Pinheiro e fotografia de Ivo Lopes Araújo. No filme em questão aqui, direção de Ricardo Pretti (?Os Monstros?, ?Estrada para Ythaca?), não há muito o estilo Belair ?bressane de ser? (como no anterior ?O Uivo da Gaita?), mas se conserva a estrutura existencialista de confrontar medos, culpas, passados, traumas, abandonos, repetições e loucuras tanto das personagens quanto dos detalhes abstratos (como a personificação do vento, do barulho da porta, da água). Cria-se uma atmosfera de ruídos exacerbados, que representam a personificação das sensações internas, complementada pela estonteante fotografia soturna e em quase sépia.
Aos poucos, sem pressa, o espectador consegue, em doses homeopáticas, montar o quebra-cabeça, divididos em camadas psicológicas e principalmente metafóricas. O estrangeirismo do início caracteriza a própria personagem, perdida, individualizada, solitária. O retorno, a autoterapia, que encontra estímulo à mudança. A narrativa comporta-se contemplativa, que explora o tempo e sinestesias visuais. Embarcamos na ?aventura? existencial de uma protagonista que não sabe se vive em fantasia ou realidade. São mergulhos em surtos, sobreposição de imagens, espíritos em projeções mentais, sonhos dentro de sonhos, loucura induzida, esperas, em um Rio (de Janeiro) antigo (nostálgico, melancólico, utópico e ultrapassado). Os atores vivenciam visceralmente seus papéis, e se entregam sem ressalvas ou limites. Assim, experimentamos o lado doentio, surreal, esquizofrênico e ininterrupto de uma pessoa tentando vencer o passado sôfrego e ?perseguidor?. O diretor manipula com vontade, mostrando crueldade com sadismo. ?Morde e assopra?, silencia e ensurdece. Leandra Leal está ?Uma Mulher Sob Influência?, de John Cassavetes. Está ?Nome Próprio?, de Murilo Salles. Está incrivelmente possuída (na calma depressiva e no olhar final - que causa medo e bagunça de vez o tabuleiro das peças já montadas).
?O Rio Nos Pertence? é o típico filme submarino. Mantém-se equilibrado na crônica crise existencial e em hipótese alguma fornece um ?remedinho? para a pseudo tentativa de felicidade produzida. Concluindo, um longa-metragem, de curta-duração, que merece a total atenção do espectador. Não há gatilhos comuns, clichês e explicações redundantes. O que se vê é a transposição à tela de um cinema de qualidade, de autor, de conteúdo e de ?desestruturar? a ordem narrativa, trabalhando possibilidades fílmicas. Trocando em miúdos, foge do senso comum e especifica seu público. Recomendo.
loading...
-
Crítica Curta: Cloro
Por Fabricio duque ?Cloro?, o mais novo curta-metragem de Marcelo Grabowsky, foi apresentado no último Festival do Rio 2014, e assim como seu longa-metragem de estreia, ?escala? uma equipe de renome (Ricardo Pretti, Mauro Pinheiro Jr, Bernardo...
-
Crítica: Exilados Do Vulcão
Por Fabricio Duque ?Exilados do Vulcão?, quando foi exibido, representou a sessão mais concorrida e badalada da V Semana dos Realizadores, talvez, pelo fato do filme ter saído vitorioso com o prêmio máximo no último Festival de Brasília. A diretora...
-
Crítica: O Uivo Da Gaita
Por Fabricio Duque O diretor Bruno Safadi apresenta seu novo filme "O Uivo da Gaita", que faz parte da Operação Sonia Silk, série de três filmes de longa-metragem produzidos de forma cooperativa, com mesmo elenco e equipe, coproduzidos pelo Canal...
-
Crítica: Bastardos
Por Fabricio Duque Apresentado no último Festival de Cannes, o filme configura-se como a mais recente obra da diretora francesa Claire Daine (de "35 Doses de Rum", "White Material"), imprimindo experimentação narrativa ao fragmentar a história, mostrando-se...
-
Crítica: No Lugar Errado
Por Fabricio Duque "No Lugar Errado" integra o gênero de criação coletiva (e solidária) da produtora Alumbramento Filmes. Os cineastas Guto Parente (de "Doce Amianto"), Luiz Pretti (de "O Rio nos Pertence"), Ricardo Pretti (de "O Rio nos Pertence")...
Cinema