Crítica Curta: Cloro
Cinema

Crítica Curta: Cloro


Por Fabricio duque

?Cloro?, o mais novo curta-metragem de Marcelo Grabowsky, foi apresentado no último Festival do Rio 2014, e assim como seu longa-metragem de estreia, ?escala? uma equipe de renome (Ricardo Pretti, Mauro Pinheiro Jr, Bernardo Uzeda, entre outros ? realizando um cinema ?cooperativo?). A narrativa ?sob o sol ofuscante - Clara se esforça para enxergar sua família e a realidade que a cerca? conjuga o sutil passeio da câmera e a fotografia brilhosa do corpo bronzeado, com água + suor + filtro solar + cloro, a fim de  ?criticar?, única e exclusivamente, uma naturalidade cotidiana e observadora, uma ?vida? artificial de ser, dentro de uma realidade construída. Alimenta-se a futilidade e a visão estereotipada. O interesse da filha pelo funcionário negro, a ?diversão? tediosa das férias, a aparência hipócrita do relacionamento dos pais, a pós-adolescente que ?pode ter tudo que quiser?, o ?cabelo verde? por estar em contato com o cloro, servindo de metáfora a todo esse universo contemplativo, de sexualidade projetada, de loucura enraizada por massificações sociais que encontra a possibilidade da explosão catártica. Vivencia-se a negação do ?eu?. São produtos de uma sociedade perdida e ultrapassada. Tentando reviver regras, dogmas e aristocracias comportamentais de um passado de nostalgia ?Kitsch? sem a percepção de que ?mudanças? aconteceram. Marcelo pontua sutileza conceitual com direção detalhista e de atmosfera metafísica, personificando em tela um existencialismo palpável, muito da representação interpretativa de seus atores, que se ?abrigam? na técnica (a La Fatima Toledo) da não encenação, misturando realidade e ficção, ator e personagem (elenco preparado pela atriz Carla Ribas). Assim, quando não se sabe os limites, tudo é possível.  



loading...

- Crítica: Tudo Que Aprendemos Juntos
Por Fabricio Duque ?Tudo Que Aprendemos Juntos? definidamente corrobora a maestria do cineasta Sérgio Machado, um escultor de ficção-realista, em contar histórias. Após a sessão no Festival do Rio 2015, filme este que concorre ao Troféu Redentor...

- Crítica: Cavalo Dinheiro
"O cinema de Pedro Costa é sobre a aceitação das características das coisas", disse o fotógrafo  Leonardo Simões. Por Fabricio Duque Há muito tempo, o Vertentes do Cinema não saía tão impactado (e ?chapado? - a palavra certa) de uma...

- Crítica: O Rio Nos Pertence
Por Fabricio Duque ?O Rio Nos Pertente? integra o coletivo de cinema Operação Sônia Silk, e é considerado o mais palatável da série, talvez por ser mais concretista em relação a sua narrativa. O projeto inclui a escalação dos atores: Leandra...

- Crítica: Terra Prometida
Um Filme Quieto Por Fabricio Duque "Terra Prometida" configura-se como o novo filme do diretor Gus van Sant (de "Elefante", "Inquietos", "Milk"), que retoma a parceria com o ator Matt Damon ("Contágio", "Behind the Candelabra"), desde "Gênio Indomável"...

- Crítica: Super Nada
O Super Tudo Metalinguístico de Um Ator em Metamorfose Por Fabricio Duque "Super Nada" representa o lado underground do cinema nacional, experimentando estéticas e narrativas, a fim de traduzir uma linguagem prejudicada pelas próprias deficiências...



Cinema








.